10/07/2012

Sazonalidade do comércio é balizada por reajuste do salário mínimo

 

Análise aponta mudanças no nível de vendas entre 2005 e 2011

As vendas no mês de janeiro têm crescido significativamente nos últimos anos. De acordo com análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), entre 2005 e 2009, janeiro era o segundo pior mês para as vendas do varejo paulistano, mas de 2007 a 2011, janeiro saltou nove posições e se tornou o segundo melhor mês para os lojistas, atrás somente de dezembro, mês que conta com a principal data para o comércio: o Natal.

De 2007 a 2011, as vendas de janeiro representaram 8,48% das vendas anuais, 0,64 pontos porcentuais (p.p.) a mais que o período de 2005 a 2009. Já dezembro concentrou 10,25% das vendas anuais entre 2007 e 2011, ante 10,66% do período anterior. A Assessoria Técnica da FecomercioSP esclarece que essa retração não significa menor volume de vendas, apenas reflete um incremento das compras em outros meses e menor oscilação no nível de consumo ao longo do ano.

A Assessoria Técnica da FecomercioSP explica, ainda, que a mudança de sazonalidade no comércio paulistano se deve, principalmente, a alteração na data base de reajuste do salário mínimo (normalmente acima da inflação), de maio para janeiro. Em consequência disso, maio deixou de ser o segundo mês com mais vendas e se tornou o quinto, com participação de 8,32% nas vendas anuais.

Além disso, a estabilidade da moeda, as crescentes facilidades de acesso ao crédito e a inclusão de milhares de pessoas no mercado formal ao longo dos últimos 15 anos propiciaram um amadurecimento do consumidor, que aprendeu a comparar preços, aproveitar liquidações e esperar pelas promoções realizadas após as datas comemorativas.




Comunicação

  • Clarisse Ferreira
    (11) 3254-1713
  • Maria Augusta Vitelli
    (11) 3254-1714
  • Cristina Abreu
    (11) 3254-1712
  • Sabrina Daspett
    (11) 3251-1582