Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Curso de liderança aplica metodologia desenvolvida pela FecomercioSP

Organizada pelo Senac Taubaté, a oficina busca preparar mobilizadores sociais da cidade para melhorar as condições de seus bairros

Ajustar texto A+A-

Curso de liderança aplica metodologia desenvolvida pela FecomercioSP

Formar líderes nas comunidades e prepará-los para aplicar métodos e ações de melhorias em seus bairros são objetivos do curso “Defensores Populares: Formação de Liderança Comunitária”, realizado em Taubaté, interior de São Paulo. As oficinas que compõem o curso, iniciadas em março, fazem parte do Programa Rede Social do Senac São Paulo, que busca reunir e organizar pessoas e instituições no processo de valorização da região.

Dentre os conteúdos apresentados no curso está uma oficina, organizada pelo Senac Taubaté, que aplica a cartilha para Planos de Desenvolvimento de Bairros, criada pelo Conselho de Desenvolvimento Local da FecomercioSP. De acordo com a agente de desenvolvimento local da unidade, Josinara Alencar, o conteúdo do material permite que as ações sejam aplicadas na prática. "Por ser uma didática participativa, desenvolvemos com os alunos atividades e reflexões que posteriormente poderão ser realizadas por eles com suas comunidades, ou seja, formam-se multiplicadores", afirma.

Para o Senac Taubaté, utilizar a metodologia da cartilha é uma maneira de oferecer mais alternativas para que os mobilizadores sociais atuem em seus bairros. "A partir desta formação, ampliam-se as possibilidades de, por meio da interação da comunidade com os agentes públicos e a iniciativa privada, sejam realizadas as etapas da metodologia. Dessa maneira, é possível viabilizar a construção de um documento com as informações do cenário local e as propostas de melhorias a curto, médio e longo prazo em relação ao desenvolvimento local", indica Josinara.

A cartilha desenvolvida pela FecomercioSP apresenta os passos que podem ser dados para melhorar a estrutura dos bairros, considerando itens como governança local, diagnóstico técnico e participativo, problemas e soluções e elaboração de plano de ações.

O curso, além de contar com as oficinas do Senac Taubaté, ainda aborda outros assuntos como democracia, direito, controle social, saúde mental e outros temas que possam contribuir com a formação dos líderes comunitários, como analisa a agente de desenvolvimento local da unidade. “Espera-se destas lideranças, após a capacitação, que eles fortaleçam e ampliem a rede de representantes de bairros no município e que, após a formulação dos planos de desenvolvimento nos bairros, possamos nos articular em prol do desenvolvimento local no município”, indica Josinara.

O curso conta com 45 participantes e acontecerá até dezembro deste ano. A oficina de plano de desenvolvimento de bairros acontece uma vez por mês, correspondendo a um terço da carga horária total do curso.

Fechar (X)