Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Aplicativo do BC ajuda a identificar dinheiro falso

Ferramenta pode auxiliar comerciante a encontrar marcas de segurança nas cédulas

Ajustar texto A+A-

Aplicativo do BC ajuda a identificar dinheiro falso

Ninguém está imune de receber, eventualmente, notas falsas de dinheiro, seja consumidor ou comerciante. Mas, o Banco Central trabalha com frequência para tornar as cédulas cada vez mais seguras, com marcas e elementos que diferem as notas verdadeiras das falsas. No comércio, alguns métodos já fazem parte da rotina dos funcionários na hora de barrar a entrada de cédulas falsas, com o uso de canetas e lasers especiais.

Para auxiliar nesse processo de identificação, o Banco Central lançou um aplicativo gratuito para smartphones e tablets, que ajuda a população a conhecer os elementos de segurança das notas. Chamada Dinheiro Brasileiro, a ferramenta pode ser utilizada como método de apoio, como explica o gerente de produtos e marketing do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP), Eduardo Sylvestre. "O aplicativo não substitui as outras ferramentas. Ele apenas dá uma orientação do que é preciso ver para identificar se a nota é verdadeira ou falsa. Ele trabalha de forma paralela", indica.

Com o aplicativo instalado, é possível obter informações de segurança da cédula posicionando-a na câmara do dispositivo móvel. Assim, a ferramenta do Banco Central identifica o valor da nota e, em seguida, fornece indicações gerais sobre como reconhecer a veracidade da cédula.

O aplicativo não identifica se aquela nota em específico é verdadeira ou falsa. Ele apenas orienta sobre as marcas de segurança. A ideia é que os passos sejam seguidos para que a própria pessoa identifique se o dinheiro é verdadeiro, como esclarece Sylvestre. "O aplicativo funciona no sentido de educar a pessoa que está recebendo o dinheiro para que ela, ao olhar a nota, identifique se é verdadeira, utilizando os meios sensoriais, como olhar e tato", explica.

O aplicativo dá orientações de como encontrar, por exemplo, o alto relevo em algumas áreas da nota, a marca d'água no papel, o registro coincidente, a imagem latente do Banco Central, os locais dos elementos fluorescentes, a posição do fio de segurança, entre outros.

A loja EM Tintas, localizada na zona sul de São Paulo, já é adepta do Dinheiro Brasileiro, como explica o proprietário, Edson Matheus. "Aqui nunca entrou nota falsa. Nós usamos a caneta especial e, agora, o aplicativo do celular. É bom e rápido. O aplicativo ajuda porque aparecem os pontos certos de segurança e a gente ganha tempo", indica.

Para Sylvestre, o aplicativo não exclui a utilização de outras ferramentas de segurança, sendo, na verdade, uma modernização dos habituais cartazes do Banco Central com dicas de identificação. "O Banco Central já divulgou catálogos com esse tipo de informação, como cartazes. Sempre foi prática do BC orientar sobre os pontos de segurança da nota. O aplicativo é uma modernização para ser mais agradável e fácil", afirma.

No comércio, o uso do aplicativo deve ser bem pensado, como sugere o gerente do Sindilojas-SP. "Seria mais útil utilizar a ferramenta do Banco Central não diretamente no caixa da loja, mas no backoffice, para treinar os funcionários. É melhor a equipe ter a prática de identificar se a nota é verdadeira do que usar o aplicativo durante o dia a dia. É ideal dar treinamento para o funcionário para que se torne comum a observação da nota e o procedimento de procurar as marcas de segurança da cédula", aconselha.

O aplicativo Dinheiro Brasileiro está disponível para Android e iOS.

Fechar (X)