Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Cibersegurança: FecomercioSP apoia conscientização de líderes

“Manifesto Cibernético” tem como objetivo conscientização e mobilização sobre riscos dos ataques cibernéticos

Ajustar texto A+A-

Cibersegurança: FecomercioSP apoia conscientização de líderes

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) assinou o “Manifesto Cibernético”, lançado em 10 de junho, com o objetivo de conscientizar e mobilizar líderes empresariais, do governo e da sociedade em geral sobre os graves riscos dos ataques cibernéticos, que não se restringem mais ao âmbito da Tecnologia da Informação, dizendo respeito sobretudo à governança corporativa moderna e responsável.

Perdas de propriedade intelectual e fraude generalizada já contribuem para a elevação dos custos de produtos e serviços.  Dúvidas sobre a capacidade do Brasil de proteger os investimentos e o bem-estar dos cidadãos podem reduzir o nível de investimento estrangeiro direto em nosso mercado. Para combater o problema, é fundamental que o País comece imediatamente a proteger o bem-estar econômico das empresas brasileiras e os interesses do Governo, tendo como primeiro passo o comprometimento dos gestores com a inclusão das questões de cibersegurança no topo da agenda corporativa.

Principais pontos

Formação de líderes experientes em cibersegurança
O problema dos ataques cibernéticos deve ser atacado de forma sistêmica, sob a liderança de CEOs e autoridades do setor público. Workshops e treinamentos deverão ajudar na capacitação dos líderes brasileiros.

Impunidade
Os cibercriminosos se acostumaram a agir com certo grau de impunidade. Somente a adequada aplicação da lei pode reduzir essa sensação.

Escassez de proficiência em cibersegurança
A ideia é trabalhar em estreita colaboração com universidades, governos e associações de segurança cibernética para garantir a oferta de treinamentos, oportunidades e trajetórias de carreira claramente definidas a especialistas em cibersegurança.

Formação de cidadãos conscientes
O elemento humano - negligência, ignorância, raiva e curiosidade - origina grande parte dos ataques cibernéticos. Nesse sentido, a formação de profissionais e cidadãos conscientes das questões de cibersegurança será vital para a contínua transformação do Brasil em uma economia moderna, globalizada e conectada.

O manifesto público já conta com o apoio de mais de 70 empresas, organizações e especialistas. Confira aqui as metas e ações detalhadas da iniciativa.

Fechar (X)