Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Alguns defendem formas diretas de democracia, mas são mentirosos ou picaretas, diz Pondé

Conheça opiniões de pensadores e especialistas sobre a necessidade de uma reforma política, voto distrital e voto obrigatório

Ajustar texto A+A-

Alguns defendem formas diretas de democracia, mas são mentirosos ou picaretas, diz Pondé

"Algumas pessoas falam de formas diretas de democracia, mas eu acho que elas são mentirosas ou picaretas". A afirmação do filósofo Luiz Felipe Pondé faz parte da reportagem multimídia “Voto: direito ou dever?”, produzida pela FecomercioSP a partir de uma série de entrevistas com especialistas e pensadores sobre a necessidade de uma reforma política no Brasil.

Crise de representatividade, obrigatoriedade do voto, adoção do voto distrital, reeleição e mandato único são alguns dos temas discutidos por nomes como o jurista Ives Gandra Martins, presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP, que comenta: “sou contra o voto obrigatório em países que já evoluíram na sua vivência democrática, mas, em países ainda em fase de desenvolvimento democrático, sem ele, o grosso da população não iria às urnas, dando poderes a uma minoria articulada”.

Além de depoimentos como esse, a reportagem multimídia traz infográficos com o perfil do eleitor brasileiro e com os países onde o voto é obrigatório; vídeos sobre a história do voto no Brasil, tratando de períodos como o regime militar e o início da participação das mulheres na política; e ainda esclarece dúvidas sobre as eleições, como o que votos brancos e nulos representam na prática e quando uma eleição pode ser cancelada.

Confira todo o conteúdo multimídia no www.votodireitooudever.com.br.

Fechar (X)