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Negócios

Estadão e FecomercioSP debatem indústria da moda

Fórum no dia 28, na sede da Federação, reunirá importantes nomes do setor, como Alice Ferraz, Flavio Rocha, Paulo Borges, Gerson Vaccari e Martha Medeiros, entre outros

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Estadão e FecomercioSP debatem indústria da moda

Para discutir a indústria da moda de forma mais aprofundada, a FecomercioSP, em parceria com o Estadão, promove o Fórum Negócios da Moda, na próxima terça-feira (28). O evento será realizado no Teatro Raul Cortez, na Entidade, a partir das 9h.

O encontro reunirá empresários do setor têxtil, de confecção e especialistas para debater pontos estratégicos para o negócio, como planejamento, globalização, mão de obra, profissionalização e tendências como co-branding, entre outros. O fórum conta com o apoio da Associação Brasileira de Estilistas (Abest) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

O tema "moda" tem ganhado importância no dia a dia do Estadão, tanto que, em março deste ano, o jornal e o portal incorporaram essa pauta na editoria Vida & Estilo, tendo como um dos seus principais objetivos tratar a moda como negócio. Para se ter uma ideia do tamanho desse mercado, em 2013, as cadeias têxtil e de confecção faturaram US$ 58,2 bilhões, com investimentos totais de US$ 1,6 bilhão, conforme dados da Abit. O segmento é o segundo maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas (juntos). O setor registra 1,7 milhão de empregados diretos - e 8 milhões se forem adicionados os indiretos e o efeito-renda, dos quais 75% são de mão de obra feminina.

Dividido em painéis, o evento terá entre os palestrantes nomes como Gerson Vaccari, responsável pelas marcas Dumond, Capodarte e Lillys; Patricia Bonaldi, estilista e empresária; e Isabel Tarrisse da Fontoura, analista de negócios da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que irão abordar a presença do Brasil no cenário internacional, com moderação de Paulo Borges, CEO da Luminosidade e diretor criativo do SPFW.

Um dos destaques do encontro será o tema "mercado de trabalho e o comércio justo". Os palestrantes discutirão as condições precárias de trabalho, eventualmente oferecidas por algumas empresas do ramo. O assunto será debatido por Fernanda Teixeira Souza Domingos, representante do Ministério Público; Fernando Pimentel, diretor-superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit); e Paulo Delgado, membro do Conselho de Relações do Trabalho da FecomercioSP, moderados por Cley Scholz, editor do portal de Economia & Negócios do Estadão.com.

Sobre a questão, Delgado, da FecomercioSP, ressalta que "a qualidade e o valor de um produto devem ser mensurados não somente pela sua estética ou durabilidade, mas pela forma com a qual foi produzido, o que inclui, essencialmente, um processo que ofereça condições saudáveis de trabalho".

Com o tema "tendências e inovação", o terceiro painel será composto por Martha Medeiros, estilista e empresária; Alice Ferraz, fundadora e CEO da Alice Ferraz Comunicação Integrada e F*hits; Paulo Correa, vice-presidente da C&A; e moderação de Maria Rita Alonso, jornalista e consultora de moda e estilo. Por fim, Flavio Rocha, CEO da Riachuelo, e Roberto Davidowicz, presidente da Associação Brasileira de Estilistas (Abest), debaterão sobre a competitividade e a produtividade do setor, moderados por Ernesto Bernardes, diretor de projetos especiais do Estadão.

Recém-chegado da OIT e das conferências anuais das duas maiores federações mundiais do setor (International Textile and Manufacturers Federation e International Apparel Federation), Fernando Pimentel, da Abit, explica que "o tema sobre trabalho é polêmico em todo o mundo, pois envolve vários interesses tanto de fabricantes quanto varejo, de consumidores e de países. Defendemos que se o mercado é global, os meios e as práticas também devem ter regras globais. Isso é um comércio justo".

"É muito importante para a Abest debater a competitividade e a produtividade do setor de moda no Brasil. Preocupamo-nos constantemente com o mercado, em busca de ações estratégicas e planejamento para conquistar novos espaços para os nossos estilistas. A troca de experiências ao lado de importantes nomes do mercado em um evento como esse é essencial para nós, já que estamos em um momento histórico em que a Abest completa dez anos e registra o crescimento em vendas de seus associados em novos polos, como a China", afirma Roberto Davidowicz, presidente da Abest.

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