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Negócios

Moda brasileira inova ao oferecer ao consumidor produtos diferenciados

Fórum Negócios da Moda, realizado pela FecomercioSP e pelo Estadão, teve relatos de marcas que apostam em coleções em parceria e comunicação permanente com os consumidores

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Moda brasileira inova ao oferecer ao consumidor produtos diferenciados

A inovação no mercado brasileiro resulta do desenvolvimento de produtos com características próprias e de novas formas da marca entrar em contato com o consumidor e possibilitar uma experiência de consumo diferenciada. “Inovação na moda hoje é criar um produto diferente, com uma ação por trás dele capaz de virar notícia e causar nas pessoas o desejo de consumi-lo”, explicou a jornalista Maria Rita Alonso, consultora de Moda e Estilo do jornal O Estado de S. Paulo, em painel do Fórum Negócios da Moda, promovido pela FecomercioSP em parceria com o jornal, nesta terça-feira (28). O evento reuniu 555 participantes, entre empresários, estudantes e profissionais do setor.

“Para nós, inovação é alguma ideia nova que é relevante e gera valor para as pessoas. A inovação precisa ser relevante e ter valor para a comunidade”, observou Paulo Correa, vice-presidente da C&A no Brasil. O executivo comentou sobre duas inovações nas estratégias da C&A para ampliar a presença da marca e proporcionar uma experiência diferenciada ao cliente: a parceria entre duas marcas - o co-branding - e a inclusão das particularidades regionais do país no desenvolvimento de coleções. Por meio da “C&A Collection”, a companhia ofertou peças desenvolvidas em parceria com vários estilistas. A mais recente é em parceria com a estilista Stella McCartney, que estará nas lojas em breve.

Segundo Correa, a companhia possui uma equipe especializada em analisar as tendências mundiais para adaptá-las ao gosto da mulher brasileira, o que inclui ver outros estilistas apreciados por elas, para desenvolver as coleções em parceria, “trazendo o melhor do design com um preço que só uma grande rede varejista consegue fazer”.

Outro exemplo de inovação brasileira de destaque no mercado é a marca da empresária e estilista Martha Medeiros, conhecida por comercializar roupas usando como base a renda produzida no Nordeste do País. Martha relatou que hoje trabalha com 400 rendeiras de três estados. Suas roupas são comercializadas em vários países do mundo: “o principal para o comércio de moda é ser fiel ao seu estilo”, recomendou.

Mídias sociais

As mídias sociais são hoje ferramentas relevantes para ampliar o mercado brasileiro de moda. O principal canal de comunicação da estilista Martha Medeiros com suas clientes, por exemplo, é o Instagram, mídia social onde mantém um perfil com mais de 300 mil seguidores.

Outro exemplo de sucesso é a plataforma de blogs F*Hits, desenvolvida pela empresária Alice Ferraz, que reúne diversos blogs com dicas para interessados nas últimas tendências da moda.

Segundo Alice Ferraz, as marcas precisam ampliar os pontos de contato com o consumidor para conseguir estar sempre presente na sua vida e conquistar sua confiança. “Quanto mais a marca participa da sua vida, mais você gosta dela. Ao criar uma conexão emocional com o cliente, ele vira fã da marca. Com as mídias sociais, os pontos de contato foram ampliados”, disse, ressaltando a maior segmentação da comunicação com o cliente nos dias de hoje.

Para conferir mais informações sobre o Fórum Negócios da Moda, clique aqui.

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