Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Vendas no varejo paulista caem 2,6% em setembro

Resultado solidifica perspectivas menos otimistas para desempenho geral do comércio varejista em 2014

Ajustar texto A+A-

Vendas no varejo paulista caem 2,6% em setembro

O faturamento do varejo paulista caiu 2,6% em setembro, no comparativo anual, registrando receita real de R$ 44,1 bilhões no mês, de acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV). O levantamento é realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) segundo informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz). Na comparação anual, de março a setembro, essa foi a sétima queda seguida no faturamento.

A baixa registrada em setembro manteve a taxa de retração do setor em 2,4% no acumulado do ano, solidificando perspectivas menos otimistas para o fechamento de 2014, com tendência de queda nas vendas.

Em setembro, seis das dez atividades pesquisadas apresentaram queda no faturamento. As mais expressivas foram as dos setores de concessionárias de veículos (-14%), de lojas de materiais de construção (-9,9%) e de lojas de eletrodomésticos e eletrônicos (-9,3%). Juntas, as três baixas pressionaram negativamente o índice geral em 3,6 pontos porcentuais.

A segunda queda consecutiva nas vendas dos supermercados, de 1,3% em relação a 2013, sinaliza uma preocupação para o cenário econômico, já que o baixo crescimento de renda está impactando até o consumo de bens essenciais.

Por outro lado, o aumento de 7,9% nas vendas das farmácias e perfumarias contribuiu para que a baixa do comércio paulista não fosse maior, aliviando o índice geral em 0,4 ponto porcentual, mesmo peso da alta de 4,9% nas lojas de vestuário, tecidos e calçados no desempenho do varejo.

Entre as 16 regiões analisadas, apenas três registraram aumento nas vendas do comércio, sendo Jundiaí, Araraquara e Sorocaba. O faturamento ficou estável em Campinas e caiu nas 12 restantes, sendo a maior baixa de 11,3% em Guarulhos.

Na avaliação da assessoria econômica da FecomercioSP, o resultado negativo de setembro reflete, mais uma vez, a fragilidade do momento para o consumo decorrente do baixo crescimento da renda. O fraco nível de criação de novos postos de trabalho vem impedindo, em 2014, a trajetória de elevação mais expressiva da massa de rendimentos. Ao lado disso, a menor procura por crédito, taxas de juros crescentes e maior seletividade dos bancos para disponibilizar empréstimos têm prejudicado, principalmente, as compras de bens duráveis.
 

Confira na tabela abaixo o desempenho do varejo no Estado de São Paulo em setembro


 

Confira o faturamento do comércio do Estado de São Paulo por região:

ABCD

Araçatuba

Araraquara

Bauru

Campinas

Capital

Guarulhos

Jundiaí

Litoral

Marília

Osasco

Presidente Prudente

Ribeirão Preto

São José do Rio Preto

Sorocaba

Taubaté

Fechar (X)