Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Índice de Confiança do Consumidor paulistano cai 2,6% em dezembro

Consumidores demonstram preocupação com inflação, juros altos e baixo crescimento da renda

Ajustar texto A+A-

Índice de Confiança do Consumidor paulistano cai 2,6% em dezembro

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 2,6% em dezembro, ao passar de 116 pontos em novembro para 113 neste mês. Já na comparação com 2013, o índice teve uma queda ainda maior, 17,3%. O ICC, composto pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC) e pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), é divulgado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O IEC, que mede a expectativa do consumidor, apresentou queda de 6,9%, ao passar de 124,4 pontos em novembro para 115,8 em dezembro. Na análise por grupos de consumidores, a queda mais acentuada foi observada entre as pessoas com 35 anos ou mais, ao passar de 128,4 para 113,5 pontos (-11,7%).

A satisfação dos consumidores com o momento atual, medido pelo ICEA, registrou elevação de 5,1%, de 103,4 pontos em novembro para 108,7 em dezembro. Segundo a assessoria técnica da FecomercioSP, esse comportamento pode ser atribuído ao aumento dos rendimentos nesta época do ano com o recebimento do 13º salário. Entre os segmentos que compõem o ICEA, os que mais se destacaram foram consumidores que recebem 10 salários mínimos ou mais, com aumento de 13,5%, e aqueles que têm menos de 35 anos, com acréscimo de 8,1%.

O resultado da pesquisa no mês de dezembro, de modo geral, mostra um consumidor que ainda demonstra preocupação e descontentamento com o cenário de inflação, juros mais altos e baixo crescimento da renda.

Fechar (X)