Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Smartphone pode ser infectado por malware ao ter a bateria carregada

Transmissão pode ser feita com o uso do cabo USB em um dispositivo infectado ou por meio de algum carregador alterado

Ajustar texto A+A-

Smartphone pode ser infectado por malware ao ter a bateria carregada

Os carregadores de celulares podem servir como um meio para a transmissão de códigos maliciosos. Segundo especialistas consultados pelo UOL Tecnologia, a transmissão pode ser feita de duas formas: pelo uso do cabo USB em um dispositivo infectado ou por meio de algum carregador alterado que possa instalar o 'malware' e roubar as informações armazenadas.

Para isso, os criminosos podem instalar um dispositivo no carregador que, por sua vez, instala um código malicioso no smartphone, para transmitir os dados roubados quando o dispositivo estiver conectado à internet. 

Com o uso cada vez mais constante dos smartphones, os usuários procuram pontos de carregamento compartilhados, em locais como aeroportos, shoppings e estabelecimentos comerciais. É quando o aparelho fica mais vulnerável a uma infecção feita por meio do carregador. 

Os cuidados que o usuário deve ter para evitar o risco ao carregar o smartphone são: instalar e manter no aparelho um antivírus atualizado, não comprar carregadores "piratas" ou de procedência duvidosa, evitar pegar carregadores emprestados, certificar-se da procedência dos computadores que servirão de transmissão de energia e fazer a recarga com o celular desligado (ou, caso isso não seja possível, pelo menos desligar a transferência de dados).

Fonte: UOL 

Fechar (X)