Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Malware que afetava todas as versões do Windows é desabilitado

Vírus foi descoberto pela polícia europeia, com ajuda da Microsoft e Symantec

Ajustar texto A+A-

Malware que afetava todas as versões do Windows é desabilitado

Foi descoberto e desabilitado nesta semana o malware Ramnit, que infectou cerca de 3 milhões de computadores no mundo todo. O vírus tinha como objetivo roubar dados bancários e informações pessoais.  

O vírus infectava suas vítimas por meio de phishing e sites maliciosos, que forçavam o download e execução do arquivo que permitia aos criminosos acessarem as máquinas dos usuários. O principal alvo do Ramnit era usuários do Windows – todas as versões do sistema podiam ser afetadas – e concedia até o controle remoto do PC ao hacker. Os países mais atingidos foram EUA, Índia e Bangladesh.

Embora novos ataques tenham sido coibidos, o Ramnit ainda pode executar ações nas máquinas infectadas.

Para auxiliar os usuários do sistema Windows a detectar se a máquina está infectada e a remover o vírus, a Microsoft disponibilizou as instruções e procedimentos em uma página na web.

A operação para desabilitar o malware foi conduzida pela Europol e polícias locais de diversos países europeus, que localizaram e apreenderam servidores juntamente com máquinas ligadas a 300 endereços de IP utilizados para os ataques. A Microsoft  e a Symantec colaboraram com a busca e desativação da rede.

Fonte: Olhar Digital

Fechar (X)