Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Aumento na Selic confirma previsão da FecomercioSP de taxa de juros superior a 13% ainda no primeiro semestre

Para a Entidade, a elevação vem em um momento importante para garantir que não haverá complacência com o IPCA

Ajustar texto A+A-

Aumento na Selic confirma previsão da FecomercioSP de taxa de juros superior a 13% ainda no primeiro semestre

A quinta elevação consecutiva da taxa Selic - que passa de 12,75% para 13,25% - concretiza a previsão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) de uma taxa de juros superior a 13% ainda no primeiro semestre. Para a Entidade, a atitude do Banco Central reafirma uma postura mais agressiva ao combate à inflação, que ultrapassa os 8% em 12 meses.

De acordo com a Federação, o Banco Central não pode hesitar e deixar que o IPCA permaneça muito tempo acima da meta e não tomar nenhuma atitude sobre o fato. É necessário também rigor e rapidez na elevação da taxa Selic para que a aceleração pontual não se propague por muito tempo e seja mantido o sinal de que o Banco Central busca uma convergência do IPCA para 4,5% ao longo dos próximos dois anos.

A FecomercioSP classifica como perverso o atual momento econômico, pois consumidores e empresários terão de conviver com taxas de juros muito altas, ainda que o ritmo de investimentos e de consumo das famílias já seja muito baixo. Essa talvez seja a pior combinação de fenômenos que uma economia possa presenciar - que leva o nome de "estagflação".

Para a Entidade, nesse ambiente, somente a política fiscal aliada à política monetária é que tornará o combate inflacionário menos doloroso. Com a solidez do equilíbrio macro, o IPCA virá para baixo, com o menor custo social possível. Isso é bom para o Brasil a longo prazo, mesmo sendo bastante penoso no momento.

Fechar (X)