Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Medidas simples são aliadas para economia de energia

Desligar aparelhos ociosos e tomar banhos mais rápidos estão entre as mudanças para o consumo consciente

Ajustar texto A+A-

Medidas simples são aliadas para economia de energia

Por Deisy de Assis

Já pensou que ações simples fazem diferença no consumo de energia elétrica? Produzida a partir da água, a eletricidade precisa ser usada com racionalidade na rotina da casa.

O professor Weverton Gesiel de Souza, que leciona a disciplina de Instalações Elétricas no curso de Engenharia Civil da Universidade Anhembi Morumbi, diz que essa economia depende de adquirir hábitos. “Tirar aparelhos que não estão em uso da tomada gera redução do consumo, por exemplo.”

A sugestão é reforçada pelo professor do departamento de energia elétrica da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Guilherme Lage. “Há aparelhos que entram no modo "stand by" quando desligados e, assim, consomem um pouco de energia para serem religados e para manter visores acesos”, argumentou.

Lage frisa ainda que há outros equipamentos que ficam ligados mesmo quando fora de uso, como roteadores de sinal de internet, computadores de mesa no modo "hibernar", recarregadores de celular e de computadores laptops. “Portanto, retirá-los da tomada surte efeito”.

No que diz respeito à geladeira, um dos grandes vilões de consumo, a dica é evitar permanecer com a porta do equipamento aberta. “É importante observar a vedação da porta. Se a borracha já não estiver eficiente, é preciso trocá-la”, alertou Souza.

Ele sugere ainda eliminar extensões e benjamins, uma vez que ambos geram sobrecarga de energia, o que eleva o consumo. A fiação do imóvel também deve estar em dia para evitar esse problema.

Para a iluminação, os especialistas apontam às lâmpadas fluorescentes, que consomem 75% menos energia que as incandescentes, e as de Light Emitting Diode (LED), as quais, por sua vez, são 30% mais econômica que as fluorescentes.

Projetos de envolvam sustentabilidade, como os de estratégias de redução de consumo de energia elétrica, podem concorrer ao 5º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade. As inscrições estão abertas e podem zer feitas aqui.

Fechar (X)