Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Projeto de Lei que estende prazo para o fim dos lixões não é solução, aponta FecomercioSP

Para o Conselho de Sustentabilidade da Entidade, prorrogar fará com que o município reaja somente nas vésperas do vencimento do prazo

Ajustar texto A+A-

Projeto de Lei que estende prazo para o fim dos lixões não é solução, aponta FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio de seu Conselho de Sustentabilidade, não considera como solução a prorrogação do prazo para que as cidades encerrem seus lixões, proposta pelo Projeto de Lei do Senado nº 425/2014, que estende o tempo para que o município se adapte à Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O Conselho afirma que a Política Nacional de Resíduos Sólidos não trata somente do encerramento de lixões, também aborda a obrigatoriedade da destinação dos resíduos para reúso, reciclagem ou aproveitamento energético, além da disposição final adequada dos rejeitos em aterros sanitários.

Segundo o Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, a solução seria estabelecer, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), um cronograma de ações para o município com o objetivo de erradicar os lixões. Adicionalmente, o Conselho avalia como preocupante que municípios e estados ainda não tenham planos de resíduos sólidos e de saneamento básico, que são os alicerces para a sustentabilidade da administração pública.

A proposta do Conselho também compreende que essas áreas, quando forem desativadas, devem ser recuperadas ambientalmente. E isso inclui o cercamento do espaço, drenagem pluvial, cobertura com solo e da vegetação, sistema de vigilância e realocação da população e edificações.

Em linhas gerais, a Federação acredita que a sociedade precisa se adaptar aos novos padrões de consumo e hábitos - como separar o lixo úmido (origem orgânica) do seco (reciclável) -, cooperando com a logística reversa até os pontos de coleta. Para estimular tais ações, o governo precisa atuar na criação de mecanismos sérios e eficazes de fiscalização.

Fechar (X)