Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Informação é meio de conscientizar sobre benefícios de telhados verdes

Vegetação auxilia na climatização de ambientes e melhora a qualidade do ar

Ajustar texto A+A-

Informação é meio de conscientizar sobre benefícios de telhados verdes

Por Deisy de Assis

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que pretende estabelecer que todo imóvel com três andares ou mais tenha cobertura verde. A medida, caso aprovada, beneficiaria os centros urbanos, por exemplo, pois esse tipo de telhado ajuda a manter a temperatura das residências amena, além de melhorar a qualidade do ar.

“Falta informação às pessoas sobre essa possibilidade e sobre o bem que a iniciativa proporciona”, afirma a assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Tomaz.

Para a especialista, uma vez que o poder público de cada município dissemina o conhecimento, a adesão tende a aumentar tanto pelas famílias em suas residências, quanto entre administradores de grandes prédios comerciais.

Entre os benefícios dessas coberturas ecológicas, Cristiane ressalta a climatização dos ambientes internos: “estudos apontam que a variação de temperatura pode chegar a 7ºC com a implementação da cobertura verde”, explica a assessora, que ainda menciona o visual mais bonito com as vegetações.

Na opinião de Cristiane, a adesão aos telhados verdes deve aumentar à medida que o conceito for se disseminando. Já quanto à obrigatoriedade da instalação a assessora da FecomercioSP faz algumas ressalvas. “Torná-la regra é pouco educativo e gera a necessidade de uma estrutura para fiscalização específica”, esclarece.

Iniciativas de sustentabilidade, como é o caso dos telhados verdes, podem concorrer ao Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que está em sua 5ª edição. Acesse aqui para se inscrever.

Fechar (X)