Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Crise econômica desacelera a criação de novas empresas no Brasil

Neste cenário recessivo e de alta na inflação, as empresas mais prejudicadas são as de pequeno porte

Ajustar texto A+A-

Crise econômica desacelera a criação de novas empresas no Brasil

A atual crise econômica brasileira tem afetado a criação de novas empresas no Brasil. O Indicador Serasan Experian de Nascimento de Novas Empresas apontou crescimento de 3,42% no acumulado de janeiro a maio de 2015, demonstrando desaceleração em comparação ao mesmo período do ano passado, quando apresentou crescimento de 5,18%.

Neste cenário recessivo e de alta na inflação, as empresas mais prejudicadas são as de pequeno porte, pois não conseguem sobreviver com a retração do consumo, segundo a Assessoria Econômica da FecomercioSP.

Empreendedorismo

Apesar desse cenário recessivo, o brasileiro encara o empreendedorismo como uma possibilidade para driblar a crise econômica. Nos primeiros cinco meses de 2015, foram criados 822.519 novos negócios no Brasil.

O setor de serviços é o mais procurado por quem quer empreender, com 504.428 novas empresas no período de janeiro a maio de 2015, seguido pelo comércio (248.488) e indústria (67.107).

Crescimento por região

A região Sudeste do Brasil lidera o ranking de criação de novos negócios, com 414.018 empresas abertas entre janeiro e maio deste ano, 50,3% do total.

Na sequência, aparece no ranking a região Nordeste, com 18,3% de participação na criação de empresas. O Sul está em terceiro lugar, representando 16,6% dos novos negócios.

Fechar (X)