Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

População mundial precisa adotar um comportamento sustentável

Assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP diz que falta conscientização e incentivo

Ajustar texto A+A-

População mundial precisa adotar um comportamento sustentável

Por Deisy de Assis

O meio ambiente tem sofrido interferências prejudiciais por conta do modo de vida do ser humano. Nas grandes cidades, como é o caso de São Paulo, os danos são ainda maiores. Para a assessora do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Cortez, a população precisa adquirir um comportamento sustentável.

Segundo Cristiane, fica claro que temos uma sociedade desigual no que diz respeito a atitudes mais corretas com o meio ambiente. “Observo que uma pequena parcela da população age corretamente, pois se preocupa com qualquer impacto que seus hábitos possam causar. Já na parcela maior, não há preocupação e chegamos a ver comportamentos absurdos, como pessoas jogando lixo pela janela do carro”, lamenta a assessora.

São inúmeros os cuidados que devem fazer parte do cotidiano da população. Cristiane cita como imprescindíveis o descarte correto de resíduos e o reúso de água (da chuva ou da máquina de lavar roupas). “É possível ainda investir em vegetação nas residências, seja com telhados verdes ou com jardins – antes muito comuns nas casas.”

Outro alerta da assessora está relacionado ao consumo consciente. Ela frisa que na hora das compras é preciso pensar em embalagens que causem menos impacto e comprar somente o que vai ser consumido em determinado período, com o objetivo de evitar que os alimentos estraguem e tenham de ser descartados.

“As pessoas precisar sair de suas zonas de conforto”, ressaltou Cristiane, que aponta ainda a importância de investimentos em educação e conscientização da população, visando ações mais sustentáveis. A fiscalização e uma legislação que contribuam com a mudança de comportamento também foram mencionadas.

O tema comportamento e atitude sustentáveis na cidade foi abordado em uma palestra do professor José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, durante a Semana Senac de Sustentabilidade, que foi realizada de 25 a 30 de agosto.

Fechar (X)