Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Instalação de leitores ópticos segue regra específica

Distância máxima do aparelho aos produtos é de 15 metros

Ajustar texto A+A-

Instalação de leitores ópticos segue regra específica

Os comerciantes que optarem pelo uso de leitores ópticos para a identificação dos preços dos produtos devem ficar atentos aos critérios pré-estabelecidos para a instalação dos aparelhos.

Os leitores devem ficar a uma distância máxima de 15 metros dos produtos. Além disso, o estabelecimento precisa ter cartazes com a indicação do posicionamento dos equipamentos. No ponto em que os leitores estão posicionados, também precisa haver sinalização com placa.

Outro cuidado que o comerciante deve tomar é a certificação de que todos os aparelhos estão em pleno funcionamento. Em caso de fiscalizações, para evitar multas, é fundamental que casa comercial disponha de um croqui da área de vendas com o posicionamento de cada um dos leitores.

Todos essas informações, bem como outra com indicações para a precificação correta no comércio estão na cartilha “Afixação de preços e fiscalização”, criada em 2012 em consequência da parceria entre a FecomercioSP e o Procon-SP.

O material ganhou uma versão digital com todas as orientações sobre os critérios a serem atendidos pelos empreendedores, bem como quanto aos cuidados que devem ser tomados a fim de evitar multas.

Fechar (X)