Coral

Quem Somos

Coral

Foto: Emiliano Hagge

Coral FecomercioSP/Sesc/Senac

O Coral FecomercioSP/Sesc/Senac foi criado com a intenção de oferecer uma atividade artística e cultural para promover a integração dos funcionários dessas três instituições. Em março de 2012, após a realização de um workshop com atividades de técnicas vocal, preparação corporal, preparação e teoria musicais e percussão corporal, começaram os ensaios. A ideia era receber todos os interessados independentemente da bagagem prévia que trouxessem.
Assim, o desafio inicial do Coral foi trazer para a prática até mesmo as pessoas que tivessem dificuldades básicas de afinação ou de emissão vocal. Ao longo de 2012, a dedicação do grupo aos ensaios, realizados às terças e quintas-feiras, no Sesc Vila Mariana, permitiu que os fundamentos da performance e do entendimento musical fossem assimilados por todos. E, aos poucos, o conjunto se tornou, de fato, unido e consistente.
Inicialmente, a preparação seguiu a abordagem clássica de coral a quatro vozes. Mas, ficou evidente que seria difícil obter bons resultados, a menos que as referências auditivas e vocais próprias dos integrantes do coral fossem aproveitadas. Num primeiro momento, o foco de trabalho foi a canção popular brasileira, com clássicos como Pescaria (Dorival Caymmi), Negro gato (Roberto Carlos) e Fé cega, faca amolada (Milton Nascimento).
Com as adaptações necessárias ao repertório, o grupo pode se apropriar do fazer musical valendo-se dos novos conceitos assimilados e também do que já trazem consigo no que se refere à cultura popular do Brasil, sem dúvida um dos grandes tesouros culturais da humanidade. Veja abaixo quem são os integrantes do Coral FecomercioSP/Sesc/Senac e conheça um pouco mais da história e da paixão de cada um deles pela música.

Nosso Maestro

maestro

Maestro Tiago Pinheiro

Tiago Pinheiro é cantor e regente. Iniciou sua formação musical com os pais, que também são músicos, Benito Juarez (maestro e também um dos fundadores do CoralUSP) e Elizabeth Rangel Pinheiro (pianista e pesquisadora). Formou-se bacharel em clarineta e especializou-se em canto popular na Berklee College of Music, em Boston (EUA).

Foi regente do Coral Universidade de São Paulo, o CoralUSP, com destaque pelo trabalho à frente do Grupo Beijo do CoralUSP, que teve intensa atuação na cena paulistana do final dos anos 80 e início dos 90. Com Grupo Beijo, Pinheiro gravou um CD e participou de gravações e shows ao lado de artistas como Marlui Miranda, Gilberto Gil, André Mehmari e Arrigo Barnabé.

Em julho de 2004 lançou seu primeiro CD solo, cantando música popular brasileira. Desde setembro de 2008, Pinheiro é regente titular do Coral Paulistano, do Theatro Municipal de São Paulo. Também atua como vocalista dos grupos Vox Brasiliensis, Novo Ovo Novo e é regente do Coral da FecomercioSP/Sesc/Senac desde a sua criação, em 2012.

Foto: Emiliano Hagge

Apresentações

X Fechar
20/12/2016

Concerto de Natal – na FecomercioSP

A última apresentação do Coral Fecomercio/Sesc/Senac em 2016 foi realizada no dia 20 de dezembro, em um espetáculo que reuniu amigos e familiares das três instituições para celebrar o fim de mais um ano. O show foi realizado no Teatro Raul Cortez, na Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista.

O repertório apresentado foi:

1. Hold on/ Anônimo
2. Humble/ Anônimo
3. Cantores do rádio/ Lamartine Babo
4. Desesperadamente/ Gabriel Ruiz
5. Trem do Pantanal/ Alberto Rocca
6. Smile/ Charles Chaplin
7. Djú di galinha/ José Schwarz
8. Galo garnizé/ Anônimo
9. Sinhá moça massurina/ Anônimo
10. Canário do reino/ Carvalho e Zapata
11. Feira de mangaio/ Sivuca
12. Vira virou/ Kleiton e Kledir
13. Sina/ Djavan
14. Ride the chariot/ Anônimo
15. Cheia de manias/ Raça Negra

12/12/2016

Confraternização Senac Penha

No dia 12 de dezembro, o Coral FecomercioSP/Sesc/Senac se apresentou na festa de confraternização do Senac Pena. O espetáculo foi realizado no Auditório da unidade Senac, na rua Francisco Coimbra, 403 – Penha.

O repertório apresentado foi:

1. Feira de mangaio/ Sivuca
2. Sina/ Djavan
3. Three little birds/ Bob Marley
4. Cantores do rádio/ Lamartine Babo
5. Canário do reino/ Carvalho e Zapata
6. Desesperadamente/ Gabriel Ruiz
7. Humble/ Anônimo
8. Cheia de manias/ Raça Negra

05/12/2016

Festa dos Diretores FecomercioSP


No dia 5 de dezembro, o Coral FecomercioSP/Sesc/Senac se apresentou na festa da diretoria da FecomercioSP, após a realização da última plenária de 2016. O espetáculo foi realizado no prédio da FecomercioSP, na Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista.

O repertório apresentado foi:

1. Hold on/ Anônimo
2. Humble/ Anônimo
3. Sina/ Djavan
4. Feira de mangaio/ Sivuca
5. Vira virou/ Kleiton e Kledir
6. Ride the chariot/ Anônimo

09/08/2016

Workshop sobre técnica vocal e percepção musical - Centro Universitário do Senac Santo Amaro

No dia 09 de agosto de 2016, os colaboradores do Centro Universitário do Senac Santo Amaro puderam conferir mais uma apresentação surpresa do Coral FecomercioSP/Sesc/Senac e participar de um workshop sobre técnica vocal e percepção musical, ministrado por Tiago Pinheiro, maestro responsável pelo grupo.

11/03/2016

Workshop sobre técnica vocal e percepção musical - Centro Universitário do Senac Santo Amaro

No dia 11 de março de 2016, os colaboradores do Centro Universitário do Senac Santo Amaro puderam conferir a apresentação surpresa do Coral FecomercioSP/Sesc/Senac e participar do workshop sobre técnica vocal e percepção musical, ministrado pelo Maestro responsável pelo coral Tiago Pinheiro.

10/12/2015

Campanha "Abrace o seu bairro"

No dia 10 de dezembro de 2015, o público do Teatro Raul Cortez pôde conferir uma apresentação do Coral FecomercioSP/Sesc/Senac em prol da campanha "Abrace o seu bairro", promovida pelo Hospital Sírio Libanês.

No repertório do coral, foram apresentadas 16 canções nacionais e internacionais, como "Conversa de botequim", de Noel Rosa, e "You know I'm no good", de Amy Winehouse.

23/10/2015

Abertura da peça “Caros Ouvintes”

No dia 23 de outubro de 2015, o público do Teatro Raul Cortez pôde conferir uma apresentação do Coral FecomercioSP/Sesc/Senac enquanto aguardava o início do espetáculo “Caros Ouvintes”.

O repertório apresentado foi:

Cantores do Rádio/Lamartine Babo arr. Samuel Kerr
Desesperadamente/Gabriel Ruiz arr. Damiano Cozzella
Smile/Charles Chaplin arr. Selma Boragian
Kilariô/Di Melo arr. Tiago Pinheiro

25/04/2015

Festa de 25 anos do Sincomercio de Matão

No dia 29 de março o Sincomercio de Matão completou 25 anos e no dia 25 de abril realizou um jantar comemorativo. O evento aconteceu no Clube Sorema em Matão, e o Coral FecomercioSP/Sesc/Senac fez a abertura do evento.

Repertório:

Tourdion/Anônimo Francês (séc. XV)
Come Again/John Dowland
Valerie/The Zoots
De frente pro crime/João Bosco
Sina/Djavan
Fé cega, faca amolada/Milton Nascimento
Flor da idade/Chico Buarque
Kilariô/Di Mello

18/12/2014

Concerto de Natal – Casa Hope

A última apresentação do Coral Fecomercio/Sesc/Senac em 2014 foi no dia 18 de dezembro, em um espetáculo para ajudar a arrecadar fundos para a Casa Hope, entidade que cuida de crianças e jovens com câncer. O show foi realizado no Teatro Raul Cortez, na Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista, e reuniu colaboradores e familiares.

O repertório apresentado foi:

1. Come Again / John Dowland
2. Seduzir / Djavan
3. Sina / Djavan
4. Valerie / The Zoots
5. Volver a los 17 / Violeta Parra
6. Desesperadamente / Gabriel Ruiz
7. Relapiano
8. Muriquinho Piquinino / Anônimo
9. Tourdion / Anônimo
10. Índio / Caetano Veloso
11. Kilario / Di Mello
12. Erev shel shoshanim / Josef Hadar
13. Flor da idade / Chico Buarque
14. De Frente Pro Crime / João Bosco
15. Hoy nasce una clara estrela / Anônimo
16. Cheia de manias
17. Fé Cega, Faca Amolada / Milton Nascimento

08/12/2014

Festa dos Diretores FecomercioSP

No dia 8 de dezembro, o Coral FecomercioSP/Sesc/Senac se apresentou na festa da diretoria da FecomercioSP, após a realização da última plenária de 2014. O espetáculo foi realizado no Teatro Raul Cortez, na Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista.

O repertório apresentado foi:

1. Tourdion / Anônimo
2. Erev shel shoshanim / Josef Hadar
3. Hoy nasce una clara estrella / Anônimo
4. Seduzir / Djavan
5. Come Again / John Dowland
6. Kilario / Di Mello
7. Flor da idade / Chico Buarque
8. Desesperadamente / Gabriel Ruiz
9. Sina / Djavan
10. Valerie / The Zoots

31/10/2014

Peça Frida y Diego

Em 31 de outubro, o Coral Fecomercio/Sesc/Senac se apresentou antes do início da peça Frida y Diego, no Teatro Raul Cortez, localizado na Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista.

O repertório apresentado foi:

1. Desesperadamente / Gabriel Ruiz
2. Volver a los 17 / Violeta Parra
3. Hoy nasce una clara estrella / Anônimo
4. Flor da idade / Chico Buarque

19/09/2014

Peça Hamlet ao Molho Picante

O Coral Fecomercio/Sesc/Senac se apresentou, no dia 19 de setembro, antes do início do espetáculo de teatro Hamlet ao Molho Picante. O local das duas apresentações foi o Teatro Raul Cortez, localizado na Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista.

O repertório apresentado foi:

1. Hoy Nace Uma Clara Estrella / Anônimo
2. Desesperadamente / Gabriel Ruiz
3. Valerie / The Zoots
4. Come Again / John Dowland

21/08/2014

4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade

No dia 21 de agosto de 2014, o Coral FecomercioSP/Sesc/Senac se apresentou na cerimônia do 4º Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, no Teatro Raul Cortez, na Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - Bela Vista.

O repertório apresentado foi:

1. Sina / Djavan
2. Come Again / John Dowland
3. Valerie / The Zoots
4. Tourdion / Anônimo
5. Seduzir / Djavan
6. Hoy nasce una clara estrela / Anônimo
7. Índio / Caetano Veloso
8. Flor da idade / Chico Buarque
9. Fé Cega, Faca Amolada / Milton Nascimento

11/04/2014

Fechamento da SIPAT

O Coral FecomercioSP/Sesc/Senac realizou uma apresentação no dia 11 de abril, na solenidade de encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada no Centro Universitário Senac-Santo Amaro, localizado na Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro.
O repertório apresentado foi:


1. Hashivenu / Tradicional judaico
2. Não Tragais Borzeguis Pretos / Cancioneiro de Paris
3. Yá Yá Massemba / Roberto Mendes/Capinam
4. Tourdion / Anônimo
5. Berimbau / Vinicius de Moraes
6. Selvagem / Paralamas do Sucesso
7. Quase um Segundo / Paralamas do Sucesso
8. Uma Brasileira / Paralamas do Sucesso
9. Seduzir / Djavan
10. Sina / Djavan
11. Joia / Caetano Veloso
12. De Frente Pro Crime / João Bosco
13. Linha de Frente / Criolo
14. Hoy Nace Uma Clara Estrella / Anônimo
15. Índio / Caetano Veloso
16. Muriquinho Piquinino / Anônimo
17. Fé Cega, Faca Amolada / Milton Nascimento