Teatro Raul Cortez

Histeria

Últimos Espetáculos

Histeria

A partir do dia 4 de agosto, o Teatro Raul Cortez recebe a peça Histeria, comédia que satiriza o encontro entre o pai da psicanálise, Sigmund Freud, e o mestre do surrealismo, Salvador Dalí.

A trama se passa em Londres, em 1938, quando o pintor surrealista visita o psicanalista, que está padecendo de uma doença incurável.

Em uma das sequências mais absurdas da peça, Dalí encontra Freud em seu consultório. Atrapalhado por uma série de situações cômicas anteriores, o psicanalista se vê segurando uma bicicleta coberta por caramujos, com uma das mãos presa dentro de uma galocha e com a cabeça enfaixada numa espécie de turbante. Fascinado com a cena, o pintor diz: “O que Dalí vê apenas em sonhos, você vive na realidade!”

Ao longo do encontro, a obra do pintor é satirizada, e as certezas de Freud, questionadas por outras duas personagens.

Escrita em 1993 pelo dramaturgo britânico Terry Johnson, a versão brasileira é dirigida por Jô Soares. O elenco conta com Norival Rizzo, Cassio Scapin, Erica Montanheiro e Milton Levy. Em turnê por 15 cidades do País, a comédia já conta com mais de 130 apresentações e público aproximado de 65 mil pessoas.

 

 

Ficha Técnica

Ficha Técnica:

Texto: Terry Johnson Tradução e direção: Jô Soares Produção: Rodrigo Velloni Elenco: Norival Rizzo, Cassio Scapin, Erica Montanheiro e Milton Levy Diretor-assistente: Mauricio Guilherme Iluminação: Maneco Quinderé Cenografia: Chris Aizner e Nilton Aizner Figurino: Fábio Namatame Música original: Ricardo Severo Videografismo e mapping: André Grynwask e Pri Argoud Fotografia: Priscila Prade Direção de arte gráfica: Giovani Tozi Produção executiva: Barbara Dib Assistente de produção: Adriana Souza Administração financeira: Vanessa Velloni Realização: Velloni Produções Artísticas