Teatro Raul Cortez

O Comediante

Últimos Espetáculos

O Comediante

Ary Fontoura interpreta o ator Walter Delon na peça “O Comediante”, em cartaz desde 16 de janeiro no Teatro Raul Cortez, na FecomercioSP. Angela Rebello, Gustavo Arthiddoro e Carol Loback completam o elenco da peça, que vai até 15 de março de 2015.

A trama é do dramaturgo Joseph Meyer, com direção de Anderson Cunha e José Wilker, que faleceu durante os ensaios.

O personagem de Ary Fontoura vive preso à lembranças e em duelo constante entre a ficção e a realidade. Segundo o autor, o espetáculo “foi livremente inspirado no clássico do cinema americano Sunset Boulevard, obra prima de Billy Wilder, e faz uma crítica à indústria cultural do entretenimento. A narrativa transita pelo universo cômico e pelo drama psicológico de um ator que, enfeitiçado pela própria imagem, cria um mundo paralelo, numa época em que a mídia idolatra o efêmero e torna o sujeito descartável, transformando os atores em produto e, desta forma, substituindo o velho pelo novo, o feio pelo belo”.

Envolto pelos olhares atentos dos retratos-fantasmas de Bette Davis, Marlene Dietrich, Marylin Monroe, Greta Garbo e da ex-mulher, Teresa, o protagonista ainda tem a vida revirada por uma jornalista depois que seu inescrupuloso agente e a governanta arquitetam um plano para tirá-lo do ostracismo, que inclui o lançamento de uma biografia.

Último trabalho de José Wilker, a peça “é uma declaração de amor à arte dramática”, como resume Ary Fontoura. “Todos nós, envolvidos neste trabalho, tentamos reproduzir o que o Wilker queria. É a nossa homenagem”.

Segundo o diretor Anderson Cunha, que teve a responsabilidade de conduzir o espetáculo desde então, a morte de Wilker teve um impacto muito grande em todos do elenco e da produção. “O teatro, no entanto, é poderoso. Através dele, conseguimos assimilar a perda e fomos em busca de uma forma de homenagear este grande homem da cena contemporânea. Tentei ser o mais fiel possível ao conceito criado por ele. Já tínhamos um primeiro esboço de quase todo o espetáculo e, acrescido do tratamento impecável de cada profissional envolvido, o resultado só poderia ser belíssimo, com um lindo cenário, com figurinos elegantes, com a luz e a trilha certeiras, onde brilham, além dos atores, o lirismo e a poesia”.

Ficha Técnica

Autor: Joseph Meyer
Direção: José Wilker e Anderson Cunha
Elenco: Ary Fontoura, Angela Rebello, Gustavo Arthiddoro e Carol Loback
Cenógrafo: José Dias
Figurinista: Marília Carneiro
Iluminador: Maneco Quinderé
Trilha Sonora Original: Marcelo Alonso Neves
Diretora de Movimento: Marcia Rubin
Projeto Gráfico: Equipe de Marketing Chaim Produções
Fotos: Leonardo Aversa
Registro Videográfico: Eduardo Chamon
Visagista: Rose Verçosa
Produção Executiva e Administração: Rose Dalney
Diretor de Produção: Giba Ka
Produção Geral: Sandro Chaim
Produtores Associados: Ary Fontoura e Sandro Chaim
Patrocínio: Bradesco / Lei Rouanet
Temporada: 15/01/2015 a 15/03/2015

Galeria