Teatro Raul Cortez

Quem tem medo de Virginia Woolf?

Últimos Espetáculos

Quem tem medo de Virginia Woolf?

Em um cenário de mistérios e segredos, dois casais de diferentes idades vivem uma história que revela, aos poucos, as mentiras que cercam os relacionamentos. Escrita por um dos maiores dramaturgos do teatro moderno, o norte-americano Edward Albee, a peça "Quem tem medo de Virginia Woolf?" retrata essa história recheada de conflitos velados.

A peça, que está na quarta montagem no Brasil, ganha vida na atuação de Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro, com direção de Victor Garcia Peral, tradução de João Polessa Dantas e direção de produção de Giuliano Ricca. O cenário é de Gringo Cardia.

Esse clássico do teatro contemporâneo mostra o casal Jorge e Marta, casados há 20 anos, recebendo os jovens Nick e Mel para um drink após uma festa. O casal mais velho vive em uma relação de amor e ódio, tendo um segredo como fio condutor do convívio, o qual tem o poder de uní-los e, ao mesmo tempo, deixá-los em uma grande ilusão.

Por outro lado, o jovem casal demonstra um clima perfeito que, aos poucos, é desmontado com mentiras reveladas a partir dos jogos mentais e sexuais do primeiro casal.

Em três atos, a história mostra as diversas facetas dos personagens. No primeiro, Marta surge como debochada e perversa, ressaltando suas fraquezas enquanto se insinua para o jovem Nick. No segundo, o real caráter dos casais é descoberto diante de um cenário de brigas. No último ato da peça, o jogo vira para Jorge a partir de uma sequência de jogos cruéis.

"Quem tem medo de Virgina Woolf?", escrita há mais de 50 anos, tem como pano de fundo o fracasso do "sonho americano" e a tensão dos Estados Unidos no período da Guerra Fria.

Agora em São Paulo, no palco do Teatro Raul Cortez, na sede da FecomercioSP, a peça é encenada com patrocínio da Vivo, através do projeto Vivo EnCena.

Ficha Técnica

Texto: Edward Albee
Tradução: João Polessa Dantas
Direção: Victor Garcia Peralta
Elenco: Zezé Polessa, Daniel Dantas, Ana Kutner e Erom Cordeiro
Direção de produção: Giuliano Ricca
Cenografia: Gringo Cardia
De 25/04 a 27/07 de 2014

Galeria