Teatro Raul Cortez

Raimunda, Raimunda

Últimos Espetáculos

Raimunda, Raimunda

Dando continuidade às comemorações dos 50 anos de carreira, completados no ano passado, Regina Duarte decidiu se aventurar por um terreno que lhe era desconhecido. Além de protagonista, ela é a diretora da peça “Raimunda, Raimunda”, adaptação de dois textos de Francisco Pereira da Silva, renomado autor piauiense.

A montagem é apresentada em duas passagens temporais, que permite ao público imergir em um mundo melancólico, porém divertido e curioso, com ricas atuações de um elenco selecionado.

O primeiro ato mostra um futuro fictício devastado pela poluição. Ramanda e seu companheiro Rudá decidem partir em busca de São Saruê, a terra prometida mencionada nos cordéis nordestinos. Já no segundo ato, Regina Duarte vive Raimunda Pinto, uma jovem cearense, pobre e excluída pela sociedade.

Por ter nascido com lábios leporinos, ela decide se formar enfermeira e, naturalmente, fazer uma cirurgia plástica. Raimunda parte para o Rio de Janeiro para estudar na Escola do Hospital Ana Néri. Impedida de concluir o curso, a protagonista passa a atormentar a vida do então presidente Getúlio Vargas, que não lhe dá ouvidos.

O espetáculo apresenta-se em caráter contemporâneo, com falas sensíveis e poéticas, que estimulam o espectador a refletir a questão: O que é ser feliz? Segundo Regina Duarte, a mensagem da trama e a identificação com os questionamentos de Raimunda, estão presentes, também, em sua vida real. “O sentimento de identificação que tive por Raimunda tem a ver com os dilemas que me abatem sempre que devo escolher o caminho que me levará a obter mais ou menos momentos felizes”.

Regina divide o palco com um elenco de oito atores – Alan Souza Lima, André Cursino, Henrique Pinho, Creo Kellab, Ricardo Soares, Rodrigo Becker, Rodrigo Candelot e Saulo Segreto que, em uma grande façanha cênica, dão vida a mais de 20 personagens.

Ficha Técnica

Realização: Artplural
Texto: Francisco Pereira da Silva
Direção: Regina Duarte
Iluminação: Djalma Amaral e Wilson Reiz
Cenografia: José Dias
Figurinos: Regina Carvalho com colaboração de Beth Filipecki Renaldo Machado
Elenco: Regina Duarte, Allan Souza Lima, André Cursino, Creo Kellab, Henrique Pinho, Ricardo Soares, Rodrigo Becker, Rodrigo Candelot e Saulo Segreto
De 19/10 a 16/12 de 2012

Galeria