Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Acompanhar resultados de perto aumenta chances de sucesso da empresa

Empreendedores que avaliam periodicamente vendas e despesas de diversos gêneros têm uma visão mais ampla sobre seus negócios

Ajustar texto A+A-

Acompanhar resultados de perto aumenta chances de sucesso da empresa

Análise do volume de vendas e das despesas com aquisição de mercadorias aumenta as chances de sucesso da empresa
(Arte/Tutu)

Um erro comum de gestão empresarial cometido por pequenos e médios empresários é negligenciar o acompanhamento dos resultados da empresa, como as variações do volume de vendas e dos custos de produção, tarefas que, se bem realizadas, permitem ter melhor controle sobre as despesas fixas do negócio, evitando, assim, dificuldades que podem levar até mesmo à falência.

De acordo com o especialista no assunto e sócio-fundador da Binati Consultoria Empresarial, Elcio Elter, na maioria dos casos, essas atividades não são feitas porque o empreendedor considera que estar em dia com as obrigações tributárias é suficiente para a prosperidade dos negócios e ignora relatórios e índices de seu próprio estabelecimento.

Veja também
Fluxo de caixa diário permite identificar déficits pontuais na gestão financeira
Controle financeiro reduz risco de insolvência da empresa
FecomercioSP lança ferramenta que estima vendas para empresas do varejo paulista

“O empreendedor é quem vive o negócio, não o contador ou o consultor, por isso, ele precisa empreender em todos os aspectos, inclusive aprender técnicas de gestão. Ao acompanhar os custos que envolvem toda a produção, é possível identificar a margem de lucro com as vendas necessária para cobrir os custos fixos da empresa”, salienta Elter. “É fundamental mensurar o volume de vendas em relação ao que foi planejado, porque as despesas fixas estão correndo, não tem como pará-las”, complementa.

Segundo a assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), somente acompanhando periodicamente relatórios e índices do próprio estabelecimento, o empreendedor consegue ter uma noção ampla do andamento dos negócios, elevando as chances de sucesso.

Além do volume de vendas, são indicadores básicos para o acompanhamento os de despesas com mão de obra, aquisição de mercadorias e tributos pagos.

A Federação sugere que o acompanhamento de resultados seja feito, no mínimo, mensalmente e que empreendedor e contador estejam alinhados em relação aos parâmetros analisados.

“O empresário tem que sentir que o contador está envolvido. O contador, contudo, participa uma vez por mês. O empreendedor, por sua vez, deve ficar em cima disso todos os dias se possível”, reforça o fundador da Binati.

A FecomercioSP preparou um conteúdo especial sobre as vantagens que o acompanhamento de resultados traz para os negócios. Acesse a página e saiba como colocar isso em prática.

Fechar (X)