Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

Adotar ações nos âmbitos ambiental, social e de governança beneficia os negócios e a sociedade como um todo

Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP cria comitê específico para acompanhar o desenvolvimento do tema no mercado e orientar as empresas

Ajustar texto A+A-

Ouvir Texto:

00:00 00:10
Adotar ações nos âmbitos ambiental, social e de governança beneficia os negócios e a sociedade como um todo

Cada letra do termo diz respeito a uma área que pode ser trabalhada em prol da comunidade
(Arte: TUTU)

A adoção de ações nos âmbitos ambiental, social e de governança pelas empresas é positiva para a sociedade como um todo e para os negócios, já que os investidores veem com bons olhos a prática de ESG – sigla em inglês para Environmental, Social and Governance ou ASG, em português. De forma resumida, uma empresa focada nessas práticas precisa ter iniciativas que minimizem os impactos causados ao meio ambiente, como a redução na emissão de poluentes.

Cada letra do termo diz respeito a uma área que pode ser trabalhada para beneficiar a comunidade e o entorno dela. A letra A, de “ambiental”, trata de questões climáticas globais e economia de baixo carbono; a letra S é para os assuntos sociais, como a valorização dos direitos humanos, a promoção das igualdades de gênero e raça por salários e oportunidades, a diversidade, o fim do trabalho infantil ou em situação análoga à escrava, entre outras. E, por fim, o G é de “governança”, ou seja, engajamento da liderança, controle de riscos e compliance, garantia e direitos de acionistas e de todas as partes interessadas dentro e fora da empresa, os stakeholders.

Leia mais sobre sustentabilidade
FecomercioSP consegue prorrogação de medidas relacionadas aos serviços de água e esgoto
Entenda o aumento das tarifas de energia e veja dicas para economizar
FecomercioSP recomenda economia de água por parte das empresas após alerta hídrico do Sistema de Meteorologia

A pauta sobre desenvolvimento sustentável foi posta em discussão pela Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmado por 193 países em setembro de 2015 durante o encontro da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, da organização.

Os ODS foram, inclusive, tema da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) para a 6ª edição do Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, em 2018, que premiou ideias inovadoras e promissoras.

O prêmio mostrou ser possível alinhar o mundo empresarial com os ODS e com práticas de ESG. As empresas que souberem implementar ações desse porte podem se diferenciar dos concorrentes e angariar clientes conscientes e preocupados com o meio ambiente e investidores nacionais e internacionais.

Comitê ESG

Para acompanhar o desenvolvimento do tema no mercado e orientar as empresas, o Conselho de Sustentabilidade da Federação criou o Comitê ESG. Formado por especialistas, grandes empresas e entidades, o grupo da FecomercioSP enxerga o ESG como o caminho para a melhoria do ambiente empresarial, com mais respeito ao meio ambiente, ao uso de recursos naturais, às pessoas e ao planeta. O comitê realizará reuniões pautadas nas demandas empresariais, debruçando-se sobre estudos, desafios e novas práticas.

Acompanhe nossos canais e fique por dentro!

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

 
Fechar (X)