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Negócios

Analisar dados do negócio ajuda a potencializar vendas

Acompanhamento da taxa de conversão e do comportamento do cliente permite ao empresário criar novas estratégias

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Analisar dados do negócio ajuda a potencializar vendas

Ao conhecer perfil de comportamento dos consumidores, lojista terá em mãos ferramenta eficaz para reduzir custos e aumentar margem de lucro
(Arte/TUTU)

No dia a dia do varejo, ter um bom fluxo de consumidores no estabelecimento é um excelente indicador, uma vez que a compra pode ocorrer de forma não planejada (ou seja, por impulso). Essa entrada de potenciais compradores deve ser aproveitada ao máximo pelos lojistas. Vale destacar que, em certas situações, a abordagem feita pela equipe de vendas faz toda diferença. Além disso, é muito importante identificar informações sobre o comportamento dos clientes dentro do estabelecimento, a fim mapear o que eles procuram e quanto de retorno a loja está obtendo com os itens mais vendidos.

Nesse sentido, adotar sistemas de controle de fluxo de clientes é uma ação relevante, pois, com base nessa coleta de informações, são gerados dados estatísticos que direcionarão as decisões estratégicas da empresa, auxiliando na gestão do empreendimento.

Mediante essas estatísticas, é possível verificar a taxa de conversão da loja. O indicador aponta, entre outras informações relacionadas ao perfil dos compradores, quantos clientes, do total que adentram o estabelecimento, realizam aquisições.

A FecomercioSP listou cincos itens que podem ser mensurados nessa pesquisa. Veja abaixo:

Entrada e saída da loja
Os primeiros elementos a serem considerados no controle de fluxo de clientes são a entrada e a saída da loja. É possível comparar esse resultado com o número de vendas, obtendo, assim, a taxa de conversão.

Fluxo nos caixas
Principalmente nos horários de pico, os caixas apresentam alto nível de fluxo, com filas que podem desestimular o cliente a efetivar a compra. O controle do tempo médio de espera e do tamanho das filas são informações de grande importância para a avaliação da qualidade do atendimento e, se manejadas corretamente, podem resultar em ações que proporcionem maior conforto aos consumidores.

Áreas mais atrativas e produtos mais procurados
Com o monitoramento, é possível descobrir o número de pessoas que se concentram nos pontos mais atrativos da loja – onde geralmente são colocados os produtos em promoção – e o período médio de permanência delas nesses locais. Essa análise permite identificar os itens mais procurados pelos clientes.

Fluxo na área externa do ponto comercial
Com sensores posicionados no lado de fora da loja, dá para comparar o fluxo de clientes na rua ao movimento de dentro da loja, indicando o número de pessoas que entram no estabelecimento e quanto tempo elas permanecem na área.

Gênero e idade
Com esses dados, pode-se também identificar os clientes por gênero e idade, viabilizando a estruturação de uma análise demográfica dos consumidores.

Tais respostas podem ajudar a melhorar alguns pontos relacionados à gestão empresarial, como a definição do número de funcionários de acordo com o horário de maior fluxo e a adaptação do estoque de vendas ao perfil identificado, considerando, inclusive, os períodos de sazonalidade.

Ao conhecer o perfil de comportamento dos consumidores, o lojista terá em mãos uma ferramenta eficaz para proporcionar redução de custos e aumento da margem de lucro do negócio.

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