Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Brasil viverá eleição incerta em meio à economia enfraquecida em 2022, avalia CEEP

Em podcasts, membros do conselho também destacam que a inflação deve ficar acima do teto da meta no ano que vem, o papel das redes sociais na política e as pretensões de poder de Xi Jinping na China

Ajustar texto A+A-

Brasil viverá eleição incerta em meio à economia enfraquecida em 2022, avalia CEEP

Entre  os temas do episódio, CEEP avalia que dificilmente a inflação voltará a figurar dentro do intervalo de tolerância da meta em 2022
(Arte/Tutu)

Enfraquecida, a economia brasileira não tem acompanhado a recuperação mundial. Além disso, a inflação, já bastante acima da meta, deve seguir em nível superior ao intervalo de tolerância no ano que vem, enquanto o País enfrenta uma eleição polarizante e incerta. Estes são alguns dos temas da edição de novembro do podcast do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

No episódio, o economista Antonio Lanzana avalia o desempenho fraco dos setores no segundo semestre de 2021. “Depois da recuperação em ‘V’, o PIB [Produto Interno Bruto] do terceiro trimestre deve ser negativo e caracterizar recessão técnica”, pontua o copresidente do CEEP.

Saiba mais sobre o quadro político e econômico do País
O ano de 2022: a chance de repensar o Brasil
Recorde de endividamento e confiança em baixa: quais as condições do consumidor para as vendas de fim de ano?
Xadrez eleitoral: o Brasil ganha ou perde?

No segundo bloco, o cientista político Paulo Delgado, também copresidente do conselho, discorre sobre a eleição do ano que vem, destacando como Sergio Moro, ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, mexeu com o cenário político ao se filiar ao Podemos.

“O que Moro prova com o seu crescimento 30 dias depois de se filiar a um partido é que o problema da terceira via não era falta de espaço, era falta de perfil”, salienta o sociólogo.

No bloco internacional, o economista André Sacconato reforça as condições inflacionárias da economia norte-americana, ao mesmo tempo que o governo de Joe Biden amplia os gastos públicos.

“O problema não é só a inflação nos Estados Unidos. O problema é que a inflação é mundial. A tecnologia, a demografia, as mudanças climáticas custam muito dinheiro, tudo isso faz com que cheguemos à conclusão de que o mundo é inflacionário – e o Brasil precisa se cuidar”, alerta o membro do CEEP.

As pretensões políticas de Xi Jinping na China, as campanhas eleitorais nas redes sociais de 2022 e as condições inflacionárias do País no próximo ano também são temas do programa.

Ouça, a seguir, o podcast na íntegra.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Saiba mais sobre o Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP) clicando aqui.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

Fechar (X)