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Imprensa

23/07/2015

Brasileiros gastam mais de R$ 22 bilhões em calçados, aponta FecomercioSP

Estudo aponta que as mulheres investem R$ 12 bilhões em sapatos por ano; apenas 20% a mais do que os homens

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Brasileiros gastam mais de R$ 22 bilhões em calçados, aponta FecomercioSP

Em 2014, os brasileiros gastaram pouco mais de R$ 22 bilhões com calçados, sendo as mulheres responsáveis por R$ 12 bilhões, enquanto os homens desembolsaram R$ 10 bilhões. Os dados fazem parte do estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e foram estimados com base em informações da Pesquisa de Orçamento Familiares (POF), do IBGE.

Segundo a assessoria econômica da Federação, o estudo revela uma quebra de paradigma em relação ao valor gasto pelas mulheres. Elas, de fato, consomem mais que os homens, mas a diferença é de apenas 20%. Adicionalmente, as diferenças se concentram no tipo de calçado e na classe de renda mais elevada.

Quando dividido por renda, o estudo aponta que é na classe A que há a maior discrepância: apesar de representar apenas 4% da população, essa parcela de famílias responde por 19% do consumo de calçados femininos, sendo que as mulheres gastam 107% a mais com calçados do que os homens, de modo que o estereótipo de gastos com sapatos pelas mulheres provavelmente deriva do comportamento identificado no grupo de renda mais elevada.

No sentido oposto, a classe E é a única faixa de renda cujo cenário contrapõe o senso comum. As mulheres gastam 4% a menos com calçados do que os homens, que despendem 50% de tudo o que gastam com calçados em tênis.

Com base no gasto de todas as classes, os homens compram R$ 6 bilhões em tênis e apenas R$ 4 bilhões em outros calçados. Já as mulheres despendem apenas R$ 2,5 bilhões com tênis e quase R$ 10 bilhões em outros calçados.

A FecomercioSP afirma que essa tendência de consumo pode ser um termômetro para o comércio varejista adaptar e direcionar melhor seus produtos para homens e mulheres.

Mais que essenciais

À frente de bens essenciais, os brasileiros gastam com calçados femininos o correspondente a 157% do que gastam com feijão, 149% dos gastos com pão francês, 128% no caso de legumes e verduras, 109% do que gastam com leite de vaca, 91% do total gasto em arroz e 78% das despesas em frango. Esses dados, no entanto, são diretamente influenciados pelo forte consumo de calçados das classes A, B e C.