Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Cálculo permite encontrar o ponto de equilíbrio para a saúde financeira da empresa

Com a informação, estratégias poderão ser adotadas para atingir resultados necessários

Ajustar texto A+A-

Cálculo permite encontrar o ponto de equilíbrio para a saúde financeira da empresa

O resultado será o montante de vendas necessário no mês para que o negócio não dê prejuízo
(Arte TUTU)

É comum que empreendedores desconheçam o nível ideal de vendas para evitar prejuízos e manter os negócios em um patamar saudável. O chamado Ponto de Equilíbrio (PE), quando o total de receitas e o total de despesas se igualam, pode ser alcançado por meio de um cálculo específico.

Primeiramente é preciso conhecer os custos fixos, ou seja, aqueles que não sofrem alteração de acordo com a quantidade de vendas no decorrer do mês - como aluguel, encargos, manutenções e salários.

Depois, deve-se detalhar os custos variáveis, que são alterados em função do volume de vendas. Exemplos são os gastos com embalagens, fretes e carretos.

Passada essa etapa, calcula-se a margem de contribuição, que é o ganho bruto sobre as vendas, ou seja, a diferença entre o valor das vendas e os custos variáveis.

A margem de contribuição traz uma informação muito importante para a tomada de decisão, uma vez que permite avaliar o quanto cada produto contribui para pagar os custos operacionais.

A fórmula para calcular o ponto de equilíbrio é dividir os valores dos custos fixos pelo valor da margem de contribuição. O resultado será o montante de vendas necessário no mês para que o negócio não dê prejuízo. Com a informação, medidas poderão ser adotadas para evitar prejuízos.

Fechar (X)