Sustentabilidade

28/11/2018

“Carsharing” gera renda no compartilhamento de veículos

Aplicativo moObie permite que usuários cadastrem seus carros para que outros os utilizem para locomoção, contribuindo para a diminuição do trânsito

“Carsharing” gera renda no compartilhamento de veículos

Plataforma 100% mobile já tem 100 mil usuários cadastrados com apenas um ano de fundação
(Arte: TUTU)

Com informações de Ana Maria Ribeiro

Fundada há um ano por Tamy Lin, a moObie é uma plataforma de compartilhamento de veículos em que as pessoas cadastram seus carros parados na garagem e oferecem a outros que precisem dos veículos para se locomoverem num determinado dia.

Além de gerar renda para quem compartilha, o carsharing facilita a vida de quem necessita e contribui para minimizar o trânsito nas grandes cidades. Atualmente, a moObie possui 100 mil usuários e é considerada a maior plataforma do segmento no Brasil.

Veja também:
Mais de mil lojas no País: Revista “Comércio & Serviços” apresenta estratégia de expansão das Óticas Diniz
Investir em negócios vistos como tendência exige conhecimento do empresário

Por ter mais de 20 milhões de carros subutilizados, o Estado de São Paulo foi o escolhido para iniciar o trabalho, seguido por Curitiba, por ser uma cidade que tem estimulado as soluções de mobilidade.

A aceitação do negócio para a geração dos millennials [nascidos entre 1980 e 1995] foi natural. “Já para as gerações anteriores, há uma dificuldade de explicar o serviço para proprietários de veículos, mas muito mais fácil para usuários que muitas vezes já abriram mão de ter um carro próprio pela facilidade de diversos aplicativos de mobilidade. De maneira geral, a aceitação é melhor do que projetamos, há muita segurança em nosso serviço, pois todas as locações saem com seguro completo exclusivo, além de muita racionalidade em transformar o carro em fonte de renda em vez de ser somente uma despesa”, explica Tamy.

Entre as vantagens em optar pelo aplicativo no lugar de uma locadora de veículos, Tamy Lin destaca que a moObie é cem por cento mobile, desde cadastro, booking e pagamento, com diversas facilidades para pesquisa de um carro por mapa, lista e filtros. “Os usuários podem encontrar uma variedade muito maior de tipos e preços de carros, além de ganhar mais flexibilidade de horários para devolução do veículo em um domingo à noite, quando as locadoras só abrem em aeroportos”, exemplifica.

A expectativa da empresa é chegar a 1 milhão de usuários cadastrados até o fim de 2019, gerando renda complementar de R$ 800 a R$ 1,5 mil para milhares de proprietários.

A entrevista completa está disponível a partir da página 44 da revista C&S n.º 59. Confira aqui.