Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Com atuação da FecomercioSP, Código de Defesa do Empreendedor é sancionado e traz modernização e desburocratização ao setor empresarial

Entidade destaca que nova legislação vai reduzir a interferência do Poder Público na economia

Ajustar texto A+A-

Com atuação da FecomercioSP, Código de Defesa do Empreendedor é sancionado e traz modernização e desburocratização ao setor empresarial

FecomercioSP destaca que a iniciativa busca alterar a forma de a máquina pública estadual se relacionar com o setor empresarial
(Arte: TUTU)

A sanção da Lei 17.530/2022, que cria o Código de Defesa do Empreendedor no Estado de São Paulo, permitirá um ambiente regulatório amigável e com mais liberdade econômica para as atividades produtivas. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) sempre esteve envolvida e empenhada para a implementação da iniciativa, uma vez que reduz a interferência do Poder Público na economia ao trazer clareza de informações e desburocratização de certos processos ao empresariado.

O Código de Defesa do Empreendedor é de autoria dos deputados Sérgio Vitor e Ricardo Mellão – este último integrante do Conselho de Defesa do Contribuinte (Codecon/SP), presidido pela FecomercioSP, sendo atuante em diversas pautas em colaboração com os setores de representação da Entidade.

Leia sobre outros temas de interesse do empresário
MEI: conheça as tendências de negócios para 2022
Nova fase do Open Banking: clientes poderão comprar em lojas virtuais com o PIX sem precisar abrir o aplicativo do banco
Gestão resiliente demanda habilidades para traçar o risco de crises no futuro da empresa

Confira, a seguir, as principais mudanças instituídas.

*Simplificação dos processos de abertura e encerramento das empresas.
*Criação de um sistema digital para a obtenção simplificada dos documentos necessários aos processos de registro, abertura, funcionamento, modificação e extinção de empresas.
*Simplificação do sistema tributário para diminuir o custo operacional dos(as) empreendedores(as) e facilitar a fiscalização.
*Simplificação do cumprimento das obrigações tributárias acessórias.

O texto ainda estabelece que autorizações, alvarás de funcionamento e outras declarações estaduais, com fixação obrigatória no interior dos estabelecimentos, poderão estar dispostas em ambiente digital com amplo acesso público e de fácil visualização.

O projeto, apresentado em dezembro de 2021 na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foi aprovado pelos deputados em sessão extraordinária no dia 15 de março, tendo a sanção pelo governo estadual – defendida pela FecomercioSP –, com publicação no Diário Oficial, no dia 12 de abril deste ano. As medidas previstas na nova legislação entrarão em vigor em 90 dias.

A FecomercioSP destaca que a iniciativa busca alterar a forma de a máquina pública estadual se relacionar com o setor empresarial, evitar excessos estatais e limitar a interferência na atividade econômica privada, possibilitando que o empresariado paulista passe a ter, no Estado, um parceiro e facilitador da atividade econômica.

Faça parte!

Se tem interesse na melhoria do ambiente de negócios para que a sua empresa possa crescer, conheça melhor a FecomercioSP. Você pode se tornar um associado e ter acesso a conteúdos e serviços exclusivos, além de descontos em eventos e outros benefícios.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)