Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Com greve dos caminhoneiros, intenção de consumo das famílias paulistanas cai 2,3% em junho

Índice medido pela FecomercioSP registrou a terceira queda consecutiva; expectativa é que o consumidor compre menos nos próximos meses

Ajustar texto A+A-

Com greve dos caminhoneiros, intenção de consumo das famílias paulistanas cai 2,3% em junho

Pesquisa da Entidade aponta que indicador passou de 91,8 pontos em maio para 89,7 pontos em junho
(Arte: TUTU) 

A greve dos caminhoneiros impactou negativamente na intenção de consumo das famílias na cidade de São Paulo em junho. Como reflexo, o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) registrou queda de 2,3% com relação ao mês anterior e atingiu 89,7 pontos. O índice varia de zero a 200 pontos e o atual patamar, abaixo de 100 pontos, significa insatisfação do ponto de vista dos consumidores.

Desde março, quando o índice atingiu os 95,1 pontos – maior patamar desde abril de 2015 - já houve três recuos, totalizando retração de -5,6%, segundo apuração feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Veja também:
Confiança do consumidor paulistano cai em junho e atinge menor patamar desde novembro de 2017
Custo de vida na região metropolitana de São Paulo tem alta em maio, impactado por preços dos produtos alimentícios
Inadimplência das famílias paulistanas com renda de até 10 salários mínimos cresce pelo quarto mês consecutivo em maio

Dos sete itens analisados pela pesquisa, seis recuaram na comparação mensal. O destaque negativo ficou com Perspectiva de consumo, que caiu 5,9%, passando de 98,5 pontos em maio para 92,7 pontos em junho. Isso significa que 30,4% das famílias paulistanas consideram ampliar os gastos nos próximos meses. Apesar da retração mensal, o índice está 25,3% acima do registrado em junho do ano passado.

O item Momento para duráveis teve queda de 6,2% em junho, atingindo 60,5 pontos, indicando que 66,3% dos entrevistados consideram que este é um mau momento para a compra de bens como TV, geladeira, fogão, etc. No mês anterior, o porcentual tinha sido de 63,8%, e há um ano, estava na casa dos 70%.

O item Perspectiva Profissional passou de 114,3 pontos em maio para os atuais 112 pontos, queda de 2%. Na comparação anual houve crescimento de 8% e mesmo com o recuo mensal o item é o mais bem avaliado do ICF no mês e ainda está no patamar de satisfação, no qual a maioria das famílias (53,2%) diz que deve haver uma melhora profissional para o responsável do domicílio.

Os três itens que completam o grupo que registraram queda em junho são: Emprego Atual, Acesso ao Crédito e Nível de Consumo Atual. O primeiro permanece no patamar acima dos 100 pontos com 110,7 pontos, ligeiro recuo de 0,9% em relação a maio, mas com alta de 9,7% no contraponto anual. O segundo retraiu 1% ao passar de 91,9 pontos em maio para 91 pontos em junho e na comparação anual cresceu 21,1%. E o terceiro apontou queda de 1,2%, passando de 62 pontos no mês passado para os atuais 61,2 pontos. Mesmo com um grau elevado de insatisfação com os gastos atuais – 52,2% dizem que estão comprando menos do há um ano – o índice está 22% acima do visto em junho de 2017 (o percentual de respostas negativa era de 59,4%).

O item Renda atual foi o único que registrou resultado positivo, com leve alta de 0,2%, atingindo exatos 100 pontos em junho, ante os 99,8 pontos do mês anterior.

Segundo a FecomercioSP, a demora do governo para negociar e encerrar a greve gerou efeitos danosos para a economia e para a confiança do consumidor. Soma-se a isso a imagem de um governo frágil – em função das denúncias de corrupção e as eleições deste ano – e a falta de andamento de reformas necessárias ou medidas importantes para acelerar o crescimento econômico. A taxa de desemprego elevada é outro fator negativo para a economia brasileira.

Além dessa conjuntura, o consumidor paulistano deve consumir menos, principalmente no próximo trimestre, de julho a setembro, período fraco de vendas. A próxima data comemorativa do varejo é o Dia dos Pais, considerado de pouca relevância para o varejo e há expectativa de desempenho fraco das vendas. Não há perspectivas de um novo ciclo de crescimento no curto prazo, e o ICF deve oscilar próximo aos 90 pontos nos próximos meses.

A FecomercioSP recomenda que o comerciante tenha atenção ao nível estoque e aproveite o período para realizar promoções para atrair o público.

Fechar (X)