Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

Com vista panorâmica e piscina no topo do edifício, Sesc inaugura nova unidade no centro de São Paulo

No primeiro dia de funcionamento, a atriz Fernanda Montenegro faz leitura dramática

Ajustar texto A+A-

Com vista panorâmica e piscina no topo do edifício, Sesc inaugura nova unidade no centro de São Paulo

Piscina de 600 metros quadrados é a grande atração da unidade que teve investimentos de mais de R$ 120 milhões (Arte: Tutu)

A cidade de São Paulo ganha mais uma unidade do Sesc a partir de 19 de agosto. O novo centro cultural fica no coração da capital paulista, na Rua 24 de Maio, entre o Theatro Municipal e a Praça da República (ao lado das galerias do Rock e do Reggae). Com expectativa de receber 5 mil pessoas por dia, o local teve investimento de mais de R$ 120 milhões e terá como grande atração uma piscina de 600 metros quadrados no topo do prédio, com vista panorâmica.

O edifício abrigava a antiga loja de departamento da Mesbla até o fim da década de 1990. Foram dez anos de obras para se transformar nos 13 andares do complexo. Com vidros espelhados em toda a fachada, a construção surpreende pela arquitetura inovadora, assinada por Paulo Mendes da Rocha. “Em vez de construir, reformamos. Isso é ocupação. Eu só posso dizer que foi muito divertido. Acrescentamos quatro grandes colunas e, assim, pudemos colocar uma piscina no 13º andar com vista panorâmica para a cidade e fazer um teatro no subsolo”, afirma o arquiteto.

Veja também
Senac completa 70 anos com o desafio de auxiliar profissionais a encarar o mundo em constante mudança
"O desenvolvimento econômico só tem sentido se acompanhado do desenvolvimento humano", diz Abram Szajman

Um dos conceitos do projeto arquitetônico é o de prédio vivo. A ideia, segundo Rocha, é estimular a circulação livre de pessoas pelas dependências do polo cultural. É por isso que os andares são acessíveis também por rampas, inspiradas nas ruas do centro de São Paulo. As colunas do antigo edifício da Mesbla foram preservadas na cor branca, contrastando com as novas pilastras na cor cinza. “Você já reparou como são as ladeiras por ali na região da Augusta? Pois bem, eu as trouxe aqui para dentro", contou o arquiteto, que também assina grande parte do mobiliário.

Além da piscina e do teatro com 245 lugares, que também pode ser usado como sala de cinema, a unidade tem sala de brincar para crianças; sala de ginástica; espaço de ciência e tecnologia; biblioteca; restaurante; áreas para realização de oficinas; e uma clínica de odontologia com 14 consultórios. Para os fãs de escalada, há no local uma parede de 6 metros de altura e outra com 30 metros de comprimento, para iniciantes. “O que é um pouco diferente das outras unidades é que não haverá quadras. Mas há outros espaços para a prática de atividades físicas”, ressalta o diretor regional do Sesc de São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

Para ele, o grande diferencial é a localização. Segundo Miranda, a região tem riquezas cultural e histórica significativas para a cidade, além de oferecer a infraestrutura necessária e reunir milhares de trabalhadores do setor de comércio, serviço e turismo, que é a clientela prioritária. “A nossa proposta é atender ao público da região central da cidade, oferecer lazer, cultura, educação e bem-estar a uma das maiores concentrações de trabalhadores de São Paulo. Pessoas que não moram aqui, mas circulam e trabalham na região.”

O Sesc preparou uma programação especial para a inauguração. No sábado (19), às 10h, a unidade abrirá suas portas com uma série de atividades gratuitas. O destaque fica por conta da apresentação de Fernanda Montenegro com a leitura dramática do livro Nelson Rodrigues por ele mesmo. A programação ainda inclui a exposição São Paulo não é uma cidade – invenções do Centro, com 400 obras sobre a região. No domingo, às 17h, o público poderá conferir o show do sambista Martinho da Vila, que recebe Tereza Gama e Marco Matolli, integrantes do Clube do Balanço, e o rapper Rashid. Confira a programação completa do primeiro fim de semana do Sesc 24 de Maio aqui.

A matrícula na nova unidade poderá ser feita a partir do dia 22 de agosto, por trabalhador ou trabalhadora do comércio, turismo, bens e/ou serviços e seus dependentes. Entretanto, a maioria dos serviços da nova unidade é aberta para toda a comunidade. O Sesc fica na Rua 24 de Maio, 109, no bairro da República e funcionará de terça a sábado, das 7h às 21h; e domingos e feriados, das 9h às 18h. Para mais informações, acesse aqui.

sesc_1Foto: Matheus José Maria

sesc_2 Foto: Matheus José Maria

sesc3Foto: Matheus José Maria

Fechar (X)