Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Comércio atacadista paulista abre 849 vagas formais em fevereiro, o melhor desempenho para o mês desde 2014, aponta FecomercioSP

Segundo a Entidade, oito dos dez segmentos analisados geraram empregos com carteira assinada no mês

Ajustar texto A+A-

Comércio atacadista paulista abre 849 vagas formais em fevereiro, o melhor desempenho para o mês desde 2014, aponta FecomercioSP

Oito das dez atividades pesquisadas registraram saldo positivo, com destaque para o comércio atacadista de produtos químicos, metalúrgicos e agrícolas
(Arte: TUTU)

Em fevereiro, o comércio atacadista do Estado de São Paulo abriu 849 vagas celetistas, resultado de 15.317 admissões e 14.468 desligamentos. Foi o segundo saldo mensal positivo seguido de empregos e o melhor desempenho para o mês de fevereiro desde 2014. Assim, o setor encerrou o mês com um estoque de 499.804 empregos formais, crescimento de 1,7% em relação a fevereiro de 2017. No acumulado de 2018, o saldo é positivo em 1.654 vínculos celetistas, também o maior para o período desde 2014.

Os dados são da Pesquisa de Emprego no Comércio Atacadista do Estado de São Paulo (PESP Atacado), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) com base nos dados do Ministério do Trabalho, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e das informações sobre movimentações declaradas pelas empresas do atacado paulista. A pesquisa mostra o comportamento do mercado de trabalho formal do comércio atacadista em 16 regiões e dez ramos de atividade.

Veja também:
Índice de Estoques tem alta de 1,1% em abril, porém, por maus motivos, aponta FecomercioSP
Índice de Expansão do Comércio cresce 1,6% puxado pela alta na expectativa de contratação, aponta FecomercioSP
Confiança do empresário do comércio paulistano alcança maior patamar desde janeiro de 2014

Em fevereiro, oito das dez atividades pesquisadas registraram saldo positivo, com destaque para o comércio atacadista de produtos químicos, metalúrgicos e agrícolas, com 295 empregos. No mês, apenas o atacado de alimentos e bebidas (-171 vagas) e o grupo outras atividades (-89 vagas) registraram mais desligamentos que admissões.

No acumulado de 12 meses, os destaques ficaram por conta dos setores de alimentos e bebidas (3.561 vagas); de produtos farmacêuticos e higiene pessoal (2.036 vínculos); de papel, resíduos, sucatas e metais (937 empregos); e de produtos químicos, metalúrgicos e agrícolas (641 postos de trabalho).

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o comércio atacadista do Estado de São Paulo abriu novas vagas formais pelo segundo mês consecutivo após o já esperado e sazonal fechamento de postos de trabalho em dezembro. Tanto em fevereiro quanto no primeiro bimestre, apenas os segmentos de alimentos e bebidas e de outras atividades exibiram desempenho negativo, o que pode ser atribuído ao desligamento dos temporários contratados para o fim de ano. Ainda segundo a Entidade, isso mostra, aos poucos, que a recuperação é difundida pelas atividades e que 2018 será marcado, assim como 2017, por mais um ano de recuperação das quase 25 mil vagas extintas entre 2015 e 2016.

Atacado paulista
No segundo mês do ano, o comércio atacadista da capital criou 427 empregos formais. Os dois grupos de atividades que mais abriram postos de trabalho foram o de eletrônicos e equipamentos de uso pessoal (110 vagas); e de papel, resíduos, sucatas e metais (103 vínculos). Assim como observado no Estado, os setores de alimentos e bebidas (-26 empregos) e de outras atividades (-13 vagas) foram os únicos a apresentar saldo negativo de empregos.

No acumulado de 12 meses, são 2.274 novos empregos, puxados pelo setor atacadista de alimentos e bebidas, com 942 vagas; e de produtos farmacêuticos e higiene pessoal, com 877 vagas. Assim, o atacado paulistano encerrou o mês com um estoque ativo de 207.125 trabalhadores formais, alta de 1,1% em relação a fevereiro de 2017.

Fechar (X)