Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Copiada ilegalmente no exterior, marca brasileira de calçados se recupera com patente do produto

It Beach desenvolveu linha de sandálias injetadas com tecnologia antiestresse

Ajustar texto A+A-

Copiada ilegalmente no exterior, marca brasileira de calçados se recupera com patente do produto

It Beach trabalha com distribuidores nas vendas fora do Brasil
(Arte/Tutu)

Por Eduardo Vasconcelos

Para não concorrer e acabar sendo engolida por grandes empresas do setor de calçados, a marca brasileira It Beach investiu no desenvolvimento de tecnologia própria. O resultado disso foi a criação de uma linha de sandálias injetadas com tecnologia antiestresse, que logo chamou a atenção de parceiros para exportação. Antes de se aventurar em outros mercados, porém, a empresa patenteou o produto no Brasil, iniciativa que viria a ser fundamental para desmascarar cópias ilegais comercializadas na Europa.

A fundadora e diretora de criação da It Beach, Ana Luiza Almeida, conta que recebeu um convite para exportar as sandálias já na primeira feira de calçados que participou, mas recusou a oferta porque “não tinha estrutura nem sabia direito o que era exportação”.

Veja também
“América Latina é espaço para pequenas empresas entrarem no comércio exterior”, diz diretor do Itamaraty em evento na FecomercioSP
Exportador deve conhecer as barreiras comerciais antes de iniciar operação internacional
Estudo de mercado é peça-chave para exportação

Assim, durante um período, os produtos foram vendidos somente em hotéis com os quais a marca havia feito parcerias. Contudo, uma avaliação sobre a sazonalidade do calçado fez a empresa repensar a possibilidade de vender parte do volume em outros países.

A primeira experiência fora do Brasil foi na Galeria Lafayette, loja de departamentos cuja principal unidade fica em Paris. O sucesso da operação animou a empresa, que decidiu trabalhar externamente com distribuidores.

A marca só não contava com um acontecimento inesperado. “Somos donos da marca, dos moldes e do desenvolvimento do produto, mas não os fabricamos. Naquele momento, eu não tinha a experiência profissional que tenho hoje, e acabamos sendo copiados pelos parceiros”, relata Ana Luiza.

Ela conta que só ficou sabendo da situação quando um empresário francês, o mesmo a quem havia negado firmar um negócio de exportação na primeira feira que participou, entrou em contato dizendo que tinha visto o produto na França com outra marca.

Conheça outros casos de sucesso internacional
KidZania ganha o mundo com modelo inovador de experiência para crianças
Grupo gastronômico uruguaio diversifica operações para expandir negócios no Brasil
Restaurante argentino de comida natural supera início difícil e planeja expansão no Brasil
Regulação e impostos são desafios para marca de cosméticos argentina operar no Brasil
Fabricante da Paçoquita revisa operações externas para se concentrar no Mercosul

“Ele me disse que viria ao Brasil e gostaria de conversar. Juntos, fomos a uma feira na França e conseguimos derrubar o produto copiado, mas precisei gastar muito dinheiro”, declara Ana Luiza. “O que ajudou nesse caso é que, como o desenvolvimento da sandália demandou muito esforço, tínhamos feito a patente no Brasil”, completa.

Passados quase 20 anos desde a criação da marca, a It Beach atualmente trabalha com distribuidores em suas operações externas e franquias no Brasil, contando com mais de 40 pontos de vendas.

De acordo com Ana Luiza, como o produto tem um valor mais elevado do que calçados de grandes marcas, a estratégia utilizada para impulsionar as vendas fora do País foi encontrar o nicho de mercado e ofertar pequenas quantidades.

“O pequeno empreendedor tem que estudar e não ter pressa, arrumar parceiros que se identifiquem com o seu produto, mas sem perder a personalidade. E, quando se é pequeno e tem um produto de valor agregado, pulverizar a produção para vários países. Então, a It Beach não vende grandes volumes fora do Brasil, vende pequenas quantidades em cada país em que encontrou seu nicho”, salienta.

Fechar (X)