Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Crise na Argentina deve dificultar a recuperação da economia brasileira

Exportações de automóveis ao país vizinho, terceiro maior parceiro comercial do Brasil, estão em queda em 2018

Ajustar texto A+A-

Crise na Argentina deve dificultar a recuperação da economia brasileira

Setor automotivo é responsável por mais da metade das exportações brasileiras à Argentina
(Arte/Tutu)

Enquanto o Brasil se recupera lentamente da recessão, a Argentina enfrenta uma forte crise econômica. No segundo trimestre deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 4%. O problema é que essa situação adversa na economia argentina não se restringe ao seu território.

O país vizinho é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, de acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), atrás apenas da China e dos Estados Unidos. De janeiro a agosto, o comércio exterior brasileiro com a Argentina somou US$ 19 bilhões, sendo US$ 11 bilhões provenientes de exportações, o que faz com que o Brasil tenha uma relação comercial superavitária com Buenos Aires.

Veja também
Exportador deve conhecer as barreiras comerciais antes de iniciar operação internacional
Feiras no exterior são ótimas oportunidades para internacionalização dos negócios
Empresas devem avaliar capacidade de produção para exportar

Além da incapacidade do governo argentino de investir no momento, as famílias estão mais apreensivas. O índice de confiança do consumidor argentino, organizado pela Universidade Torcuato di Tella, caiu 24% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo dados do Banco Central argentino, a taxa de juros para empréstimos pessoais passou dos 40% ao ano, em maio, para aproximadamente 60% ao ano, em setembro.

O setor automobilístico – veículos de passeio, de carga, tratores, motos, peças etc. – é responsável por mais da metade das exportações brasileiras à Argentina. Esse segmento é bastante dependente de crédito e confiança. Com o aumento dos juros e a economia encolhendo, empresários e consumidores ficam mais cautelosos, reduzindo o consumo e, consequentemente, o volume de importações.

O efeito negativo já pode ser observado. De janeiro a agosto, as exportações brasileiras de automóveis de passageiros e veículos de carga ao país vizinho caíram, respectivamente, 2,1% e 21%.

O impacto disso fica mais claro quando se percebe que a Argentina é responsável por 80% das exportações brasileiras de veículos de passageiros, segundo o MDIC. Além disso, dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontam que 25% da produção de veículos brasileira é destinada à exportação. Desse modo, é possível afirmar que cerca de 20% da produção nacional está ligada ao país vizinho.

Portanto, a crise na Argentina tende a impactar de forma mais expressiva o setor automotivo. Contudo, outros produtos, como minério de ferro, soja, calçados e medicamentos, também estão suscetíveis ao cenário de retração econômica. A recessão argentina, dessa maneira, deve dificultar o processo de recuperação da economia brasileira.

Fechar (X)