Legislação

26/03/2019

eSocial: edição especial da revista “C&S” traz guia prático para consulta em todas as fases do sistema

Publicação auxilia empresários, contadores e profissionais de recursos humanos sobre eventos, prazos e fases de implantação do sistema

eSocial: edição especial da revista “C&S” traz guia prático para consulta em todas as fases do sistema

Obrigatoriedade deve ser incorporada em todas as empresas que têm ao menos um funcionário
(Arte: TUTU)

A edição de número 61 da revista C&S compilou uma série de informações sobre o eSocial para que empresários, contadores e profissionais de recursos humanos possam se inteirar de eventos, prazos e fases de implantação do sistema. 

A publicação dos meses de março e abril serve de manual prático e reflete a preocupação constante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em prestar o apoio necessário no processo de adaptação ao eSocial.

Veja também:
Empresas precisam fornecer dados dos funcionários na declaração da Rais
Reajuste acordado em convenção coletiva deve constar no eSocial
Envio de dados de segurança e saúde do trabalho no eSocial exige conhecimento das empresas 

A revista detalha quais informações devem ser enviadas ao sistema do governo federal por meio das tabelas e dos eventos periódicos e não periódicos. A obrigatoriedade deve ser incorporada em todas as empresas que têm ao menos um funcionário.

Os dados prestados pelas empresas permaneceram os mesmos, o que muda é a forma como eles são disponibilizados aos órgãos fiscalizadores. A novidade pede mais atenção ao registro dos dados trabalhistas previdenciários e tributários e simultânea atualização a cada mudança ocorrida.

A maior dificuldade das empresas para que a implantação dê certo talvez esteja na revisão de procedimentos internos. O eSocial exige o comprometimento de diferentes equipes para que os prazos sejam cumpridos, evitando-se, assim, multas e prejuízos.

Para receber essa edição especial da revista C&S, clique aqui.