Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Especialistas debatem as perspectivas da política externa brasileira

Em entrevista ao UM BRASIL, Adriana Erthal Abdenur e Marcos Troyjo analisam a posição brasileira diante das transformações globais

Ajustar texto A+A-

Especialistas debatem as perspectivas da política externa brasileira

“Não estamos na ‘brasilfobia’ de 2002, tampouco na ‘brasilmania’ dos anos 2010", acredita Troyjo
(Foto/TUTU)

“Apesar de não merecer, o Brasil continua como a segunda maior economia emergente do mundo”, afirma o diretor do BRICLab da Universidade Columbia, Marcos Troyjo. Ao lado da fellow do Instituto Igarapé e pesquisadora de pós-doutorado na FGV-Rio, Adriana Erthal Abdenur, ele participa de conversa com o canal UM BRASIL sobre a posição nacional diante de uma ordem mundial em transformação.

“A imagem do Brasil sofreu certo desgaste em decorrência da crise econômica e da turbulência política no plano doméstico, o que teve seus reflexos na política externa”, afirma Adriana.  “Ainda assim, acho que há muitos atores que ainda apostam que o Brasil no médio e longo prazos vai retomar o crescimento”, observa.

Veja também:
Daniel Bell discute meritocracia e experimentalismo chineses
“O Brasil é o mercado financeiro mais seguro do mundo, mas isso tem um custo”, diz Rodrigo Zeidan
“Temos de nos comportar como uma das dez maiores potências do mundo, não podemos subordinar nossos interesses”, afirma Hussein Kalout

A entrevista faz parte de uma série realizada em Pequim durante o Brazil+China Challenge 2017, ocorrido nos dias 1º e 2 de setembro. São 12 produções que serão divulgadas todas as terças-feiras até o dia 19 de dezembro. A equipe do UM BRASIL conversou com nomes como o economista Rodrigo Zeidan e o professor das universidades de Shandong e Tsinghua, Daniel A. Bell. O Fórum foi correalizado pela Brasa Ásia – braço asiático da Brazilian Student Association, a maior associação de estudantes brasileiros fora do Brasil em parceria com o Laboratório de Políticas Públicas da FGV (LabFGV).

“Não estamos na ‘brasilfobia’ de 2002, tampouco na ‘brasilmania’ dos anos 2010, quando se imaginava que em uma década ocuparíamos o quinto lugar entre as maiores economias do mundo”, acredita Troyjo. “É claro que há uma enorme decepção, um desalento com o fato de que o Brasil está se tornando uma espécie de desperdiçador serial de oportunidades. Por outro lado, as pessoas estão satisfeitas com o desenvolvimento institucional, sobretudo com os reflexos da Operação Lava Jato”, afirma. “Isso deve pagar bônus de médio prazo para quem apostar nesse momento no País.”

Segundo ele, o Brasil ainda tem destaque, apesar de as oportunidades de crescimento efetivo serem continuamente desperdiçadas. “Apesar de não merecer, o Brasil continua como a segunda maior economia emergente do mundo. Os dados mantêm, no médio prazo, uma febre do futuro do País”, crê.

Os entrevistados conversam também sobre o bloco que une Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics). “Brics significa diferentes coisas para diferentes pessoas. A meu ver, o bloco se converteu numa cisão importante: de um lado ‘Brússia’, com baixo crescimento; do outro. ‘ChÍndia’, com um crescimento importante”, explica o pesquisador. “Agora se fala em ‘Brics Plus’, com uma inclusão de membros como Tajiquistão, Tailândia, Egito, Guiné e México. Tenho dúvidas para a expansão do Brics para além dos seus cinco sócios originais”, diz.

Confira a entrevista completa:

Fechar (X)