Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Legislação

Estudos apontam que robotização tende a afetar menos qualificados, mas não deve eliminar grande número de postos de trabalho no mundo

Evento na FecomercioSP discute mudanças na empregabilidade com base na automação

Ajustar texto A+A-

Estudos apontam que robotização tende a afetar menos qualificados, mas não deve eliminar grande número de postos de trabalho no mundo

O avanço da robotização gera questionamentos dos que temem que mudanças em processos produtivos provoquem desemprego
(Arte: TUTU)

Mudanças tecnológicas de impacto, em geral, geram temores quanto à perda de vagas no mercado de trabalho. As principais transformações que impactaram a cadeia produtiva nos séculos 19 e 20, no entanto, apesar de responsáveis pela extinção de certos tipos de emprego, também geraram produtividade e novas vagas, mantendo o saldo do mercado de trabalho positivo.

O avanço da robotização – maior em certos setores da economia mundial – é um dos fatores que mais gera questionamentos dos que temem que mudanças em processos produtivos provoquem desemprego. Por isso, estão sendo produzidos estudos ao redor do mundo para analisar mudanças trazidas pela crescente inserção de robôs no setor produtivo. Eles buscam entender o que precisa ser feito para garantir os direitos dos trabalhadores e, ao mesmo tempo, incentivar os processos produtivos.

Veja também:
Thomas Philbeck participa de evento na FecomercioSP que discutirá como a tecnologia vai mudar o mercado de trabalho
Entenda como ficam os papéis de empresas, sindicatos e Estado diante da robotização no mercado de trabalho
Como será o trabalho do futuro?, por José Pastore

A conclusão de muitos desses trabalhos é de que a automação ou a digitalização dificilmente destruirão um grande número de vagas. No entanto, os funcionários com menos qualificação tendem a arcar em maior medida com as consequências das transformações, pois a automação de seus trabalhos costuma ser maior.

Dados levantados por estudos sobre automação estão detalhados no quadro abaixo e, para aprofundar as discussões sobre o tema, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio de seu Conselho de Emprego e Relações do Trabalho, promove um evento sobre o tema no dia 27 de abril, às 8h, na sede da Entidade.

O seminário "Como será o trabalho do futuro à luz de novas tecnologias?", será liderado pelo presidente do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da FecomercioSP, José Pastore, e terá participação do diretor do Departamento de Tecnologia e Emprego do Fórum Econômico Mundial, em Davos, Thomas Philbeck, além de representantes do Senai, do Senac e do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Outros grandes nomes e representantes dos setores da indústria, do comércio, da agricultura e do sistema financeiro também estarão presentes.

Participe do evento e acompanhe todas as discussões sobre o tema. As inscrições são gratuitas.

info__impactodaautomacaoparaomercadodetrabalho-v2

Fechar (X)