Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Ética nos negócios fortalece as relações comerciais

No ambiente comercial, o menor deslize provoca impacto grave na reputação da empresa

Ajustar texto A+A-

Ética nos negócios fortalece as relações comerciais

Empresas que preservam valores éticos fortalecem relação de confiança com seus clientes
(Tutu)

As empresas que desejam ter vida longa precisam estabelecer uma postura ética em seus relacionamentos seja qual for o cenário imposto pelo mercado, dos mais favoráveis aos mais adversos. Ética pode ser entendida como um conjunto de regras e preceitos de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade, que pode ter origem na família ou no ambiente onde viveu. Os valores adquiridos pesam na formação do caráter e se refletem, inclusive, nas relações comerciais.

Veja também
Pesquisa aponta os fatores que prendem os consumidores às marcas
Linguagem própria e conteúdo atualizado são chaves para usar humor como estratégia de negócios
“Empresário brasileiro ainda copia muito de fora”, diz Oskar Metsavaht

Portanto, a existência de regras que valorizem direitos e deveres das partes envolvidas é imprescindível nas negociações comerciais. A ética nas empresas apresenta, desta forma, papel fundamental na mediação de práticas, servindo assim como guia para os negócios.

No ambiente comercial, o menor deslize em relação aos princípios éticos provoca impacto grave na reputação da empresa, com perda rápida da boa referência, repercutindo em suas relações com clientes e fornecedores.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta algumas vantagens que uma empresa que zela pela ética possui no mercado:

• Fortalecimento da relação de confiança com seus clientes, que se reflete em lucros e fidelidade dos consumidores;
• Ambiente agradável criado a partir desse comportamento torna os funcionários mais felizes e, consequentemente, mais produtivos;
• Empresas com padrões éticos têm menos problemas de furtos, sabotagens, discriminações e depredações de suas instalações;
• Ética reduz o número de reclamações e ações na Justiça.

Em geral, uma postura ética se reflete na forma como a empresa oferta seus bens e serviços. A marca, dessa forma, passa a expressar valores que serão lembrados pelos clientes. O resultado é a pavimentação de um caminho saudável para o crescimento dos negócios.

Fechar (X)