Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Imprensa

Ex-presidente do Banco Central e secretário do Tesouro Nacional discutem as perspectivas de crescimento da economia brasileira

Seminário será realizado dia 12 de dezembro, na FecomercioSP, com a participação de economistas e acadêmicos da Universidade Columbia, além do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso

Ajustar texto A+A-

São Paulo, 04 de dezembro de 2018 – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o canal UM BRASIL, a Universidade Columbia, o Columbia Global Centers/Rio de Janeiro, a Fundação Lemann e a Casa das Garças realizam, no próximo dia 12 de dezembro, o “III Fórum: A Mudança do Papel do Estado – retomando um crescimento estável no Brasil: novas ideias e visões para o crescimento brasileiro”.
 
O evento será realizado em São Paulo, na sede da Federação, e vai discutir as perspectivas de crescimento da economia brasileira no contexto do novo governo. O encontro será aberto ao público e reunirá autoridades e estudiosos do Brasil em suas esferas econômica, política e internacional.
 
O diretor do Columbia Global Centers/Rio de Janeiro, Thomas Trebat, e o economista do Centro de Governança Econômica Global, da Universidade Columbia, Jan Švejnar, darão início ao evento. Na sequência, a palavra será do secretário do Tesouro Nacional, Mansueto de Almeida, em conjunto com a presidente e CEO da Goldman Sachs Brasil, Maria Silva Bastos Marques.
 
A conferência, que no Brasil chega à sua terceira edição, será dividida em quatro painéis e abordará as políticas fiscais e monetárias nacionais, as prioridades do novo governo para a retomada da economia, as ideias para o Brasil crescer e os desafios para o cenário internacional.
 
O primeiro painel debaterá os “Desafios fiscais e monetários: perspectivas internacionais sobre a agenda brasileira”. Entre os palestrantes estão o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco; a pesquisadora acadêmica sênior da Faculdade de Relações Públicas e Internacionais da Universidade Columbia, Patricia Mosser; e o professor da Faculdade de Relações Públicas e Internacionais da Universidade Columbia, Takatoshi Ito.
 
Em seguida, os especialistas vão abordar as “Perspectivas dos executivos no desafio de retomada do crescimento: que prioridades para o novo governo?”, com comentários dos CEOs da Votorantim, João Miranda, e da Siemens, André Clark, do Professor da Escola de Economia de São Paulo (FGV), Márcio Holland,  e ainda o empreendedor André Street.
 
No terceiro painel serão debatidas as “Novas ideias para fazer o Brasil crescer”, com comentários dos economistas Ana Carla Abrão, Paulo Tafner e Vinícius Carrasco, José Scheinkman e do advogado Carlos Ari Sundfeld.
 
Por fim, o quarto painel terá como tema o “Brasil visto de fora: desafios e opções de políticas”. Nele, participam o professor Jan Švejnar; o professor emérito da Universidade Columbia Albert Fishlow; o professor de Economia da Universidade Columbia, José Scheinkman e Marcos Troyjo, futuro secretário do Comércio Exterior. O seminário contará com as considerações finais do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
 
O evento terá início às 8h e será realizado na sede da FecomercioSP, localizada à Rua Dr. Plínio Barreto, 285, na Bela Vista. A programação completa e o formulário para as inscrições gratuitas estão disponíveis no site https://www.fecomercio.com.br/evento/3o-forum-a-mudanca-do-papel-do-estado.
 
O credenciamento para jornalistas pode ser realizado pelos e-mails: claudia.moraes@tutu.eelilian.michelan@tutu.ee; e marielly.campos@tutu.ee e também pelos telefones: (11) 94291-8055, 94136-0648 e 96864-3431.
 
Sobre o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro
O Columbia Global Centers | Rio de Janeiro promove e facilita o engajamento colaborativo e impactante entre sua ampla rede de parceiros locais e professores da Universidade Columbia, alunos e ex-alunos. Sua missão é melhorar a compreensão dos desafios globais por meio de uma perspectiva transcultural e transdisciplinar de maneira aplicada.
 
Sobre o Columbia | Sipa – Center on Global Economic Governance
O Centro de Governança Econômica Global foi criado com o reconhecimento de que, sem uma governança econômica global adequada, há uma maior possibilidade de grandes crises e uma tendência ao protecionismo e à agitação política. É sua missão desenvolver, promover e implementar novas teorias, estudos e iniciativas políticas que atravessam as fronteiras dos estados-nações e abordam essa nova realidade.
 
Sobre o Casa das Graças
O Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (Iepe/CdG) foi constituído em 30 de outubro de 2003, como uma associação civil de direito privado sem fins econômicos, à qual é vedado participar de quaisquer atividades de caráter político-partidário ou religioso. Seu objeto é promover estudos, pesquisas, seminários, debates, cursos e publicações, visando a discutir a realidade socioeconômica do País, bem com gerir programas de bolsas de estudos e pesquisas.
 
Sobre UM BRASIL
É uma plataforma multimídia mantida pela FecomercioSP e composta por entrevistas, debates e documentários com grandes nomes dos meios acadêmico, intelectual e empresarial. O conteúdo de UM BRASIL aborda questões importantes sobre os quadros econômico, político e social do País e possui como objetivo resgatar os debates político, econômico e social no País; estimular a participação e o conhecimento político do cidadão; envolver o jovem brasileiro nas discussões; auxiliar no desenvolvimento do senso crítico da sociedade; e promover o questionamento e a elaboração de ideias e ações. O material está disponível no site www.umbrasil.com.

Fechar (X)