Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP contribui com sugestões para o Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo

Entidade elaborou propostas após o plano ser apresentado na reunião do Comitê Energia (CEn)

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP contribui com sugestões para o Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo

Este tipo de política pública deve prever um tratamento diferenciado aos pequenos negócios
(Arte: TUTU)

O Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo – Net Zero 2050, um documento estratégico com ações alinhadas com os compromissos do Acordo de Paris da Organização das Nações Unidas (ONU), recebeu considerações e sugestões de melhorias por parte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

Inicialmente, o plano foi apresentado na reunião do Comitê Energia (CEn) da Entidade, em 21 de setembro, pelo subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Eduardo Trani. O encontro também contou com a participação de representantes da Federação em diversos conselhos de consumidores de energia elétrica, presidentes e diretores de sindicatos dos segmentos do comércio varejista, do comércio atacadista e de serviços filiados à Entidade, além de membros de empresas desses setores e de companhias comercializadoras de energia.

Com base nas informações repassadas, a assessoria técnica do Conselho de Sustentabilidade (CS) da Federação elaborou propostas enviadas por consulta pública e, também, por ofício, sobre os cinco eixos que compõem o plano.

Leia mais sobre gases de efeito estufa
FecomercioSP estimula empresas paulistas à economia de baixo carbono
Empresas se adaptam à economia de baixo carbono para reduzir impactos ambientais de suas atividades
Nota técnica da Cetesb orienta sobre envio de informações de emissão de GEE para pequenas empresas

No documento, enviado ao subsecretário no dia 5 de outubro, foi ressaltado que este tipo de política pública deve prever um tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e às empresas de pequeno porte, conforme definido pela Lei Complementar 123/2006 – conhecida como “Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”.

A FecomercioSP ainda reiterou o interesse em cooperar para a formulação de tais políticas e programas, sobretudo em relação à eficiência energética e à geração distribuída de fonte solar, uma vez que o CEn é composto por especialistas, associações e empresas do setor de energia e por consumidores finais.

Plano de Ação Climática do Estado de São Paulo

O plano, elaborado pelo governo estadual, prevê medidas a serem adotadas pelo governo, empresas e toda a sociedade, e tem como uma das metas alcançar a neutralidade nas emissões de gases de efeito estufa até 2050. Na prática, não há adesão por empresas ou entidades, apenas cabe a elas a adoção de iniciativas para o cumprimento das medidas.

De forma geral, o plano é composto pelos eixos a seguir.

1 - Eletrificação acelerada – trata da transformação energética com base em novas fontes renováveis de energia, associada a sistemas de armazenamento e conversão.

2 - Combustíveis avançados – focado em acelerar a transição para uma economia de baixo carbono por meio do uso da bioenergia, do desenvolvimento do hidrogênio verde e do impulso aos diversos combustíveis de próxima geração;

3 - Eficiência sistêmica – busca revolucionar a forma com que se consome energia e materiais, no transporte, nos edifícios, na indústria e na agricultura;

4 - Resiliência e soluções baseadas na natureza – abrange, de forma ampla e integrada, todas as ações que ampliam a capacidade de adaptação de sistemas humanos e naturais aos impactos das mudanças climáticas;

5 - Finanças verdes e inovação – trata de importantes meios de implementação do plano: os financiamentos, a capacitação, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e o intercâmbio de informações.

Acompanhe a FecomercioSP

Para saber mais sobre as atividades de advocacy da FecomercioSP ou conhecer as atividades dos conselhos da FecomercioSP, fale conosco pelo e-mail ri@fecomercio.com.br. Se você ainda não é associado, clique aqui e conheça as vantagens.

 
Fechar (X)