Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP defende melhorias em MP que deve modernizar o dia a dia das empresas

Federação pede que medida considere demandas essenciais dos pequenos negócios, bem como retire diversas emendas prejudiciais ao empresariado

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP defende melhorias em MP que deve modernizar o dia a dia das empresas

FecomercioSP tem atuado há anos pela modernização do ambiente de negócios
(Arte: TUTU)

A FecomercioSP - entidade empresarial líder do sistema sindical de comércio de bens, de serviços e de turismo paulista – sugeriu melhorias à Medida Provisória (MP) 1.040/21, que eleva a capacidade competitiva das empresas brasileiras. 

Ao deputado Marco Bertaiolli, relator da MP, a Entidade pleiteou a permanência das emendas que beneficiam os segmentos representados pela Entidade, além de solicitar a retirada de diversas outras que afetariam as atividades empresariais – algumas completamente estranhas à finalidade principal do projeto. A Federação sugere, ainda, a rejeição de emendas destacadas como negativas ao ambiente de negócios. Em seu relatório, o deputado contemplou diversos dos pedidos feitos pela Federação. Espera-se que os pleitos atendidos sejam mantidos nas deliberações e votações no Congresso do texto do relator. A MP, agora, aguarda votação na Câmara dos Deputados. 

Das emendas apresentadas por parlamentares à MP, e que a Federação destacou como positivas, foram aceitas no texto do relator principalmente as que beneficiam pequenas empresas. Confira a seguir. 

Emendas 49 e 174: determinam que não está vedada a utilização do regime aduaneiro especial de drawback por parte das Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) optantes pelo Simples Nacional. 

Emendas 51 e 144: trazem melhorias em relação à facilitação da abertura de empresas, proteção de acionistas minoritários, facilitação do comércio exterior, Sistema Integrado de Recuperação de Ativos, cobranças realizadas pelos conselhos profissionais, entre outros pontos. 

Veja também
Empenho da FecomercioSP resulta em veto parcial de PL que abriria possibilidade de cobrança por uso de dados públicos
Internacionalização: startups brasileiras buscam por novos mercados e acesso a profissionais qualificados
Sanção do Marco Legal das Startups representa primeiro avanço para desenvolvimento de políticas públicas em prol do ecossistema de inovação no País

Estes ajustes ao texto da MP devem melhorar as operações rotineiras das empresas e dos segmentos representados pela Federação. 

Já as emendas que prejudicariam sobremaneira o desenvolvimento das atividades empresariais – e que foram integralmente retiradas do projeto – tratavam da obrigação da criação de programas de combate à desigualdade pelas empresas; e extinguiam a representação paritária das entidades empresariais nas juntas comerciais, ação que se configura como um grave prejuízo aos interesses dos empresários. 

A FecomercioSP tem atuado há anos pela modernização do ambiente de negócios, conectando empresas e Poder Público. Sendo assim, tem conseguindo mudanças importantes para a facilitação do dia a dia das companhias, sobretudo para ajudar o Brasil a angariar posicionamento competitivo no relatório Doing Business, do Banco Mundial. 

O assessor econômico e coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Doing Business da FecomercioSP, André Luiz Sacconato, participou de um debate sobre a MP no Congresso em meados de maio, destacando as ponderações que o Banco Mundial faz em relação às complexidades do Brasil sobre os negócios. Confira.

 
Fechar (X)