Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Sustentabilidade

FecomercioSP e Procon Racial: saiba como adotar ações contra racismo no setor de comércio e serviços

O estabelecimento que aderir à iniciativa, de forma voluntária e gratuita, terá acesso a informações e apoio para combater o racismo ao lado de funcionários e fornecedores

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP e Procon Racial: saiba como adotar ações contra racismo no setor de comércio e serviços

A igualdade racial é tema perene na Federação, com destaque nas pautas do Comitê ESG e do Conselho de Sustentabilidade baseadas nos pilares constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana
(Arte: TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) se empenha na divulgação de ações para o enfrentamento ao racismo nas relações de consumo no Estado de São Paulo, por meio dos princípios elaborados para o Procon-SP Racial.

Fernando Capez, presidente da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP), inclusive, ressalta a importância da participação da iniciativa privada na elaboração e divulgação ao comércio dos dez princípios que compõem a cartilha. Representantes da FecomercioSP estiveram presentes na cerimônia de lançamento da cartilha, na última segunda-feira (21), também Dia Internacional de Luta contra Discriminação Racial, em São Paulo.

Leia mais sobre o "social" do ESG
Mudança social em relação à questão racial pode ser feita a partir da agenda ESG
ESG: quatro passos para implementar ações ambientais, sociais e de governança na sua empresa
Agenda ESG: desafios são grandes apesar do crescente interesse das empresas

Os princípios que constituem o material foram elaborados em conjunto com a Associação Paulista de Supermercados (Apas), o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) e a Universidade Zumbi dos Palmares (Unipalmares).

As ações de enfrentamento ao racismo também foram abarcadas pelo Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo (Sincovaga), por meio do seu programa Étnico-Racial, recentemente lançado.

Atuação da FecomercioSP

A igualdade racial é tema perene na Federação, com destaque nas pautas do Comitê ESG e do Conselho de Sustentabilidade baseada nos pilares constitucionais da igualdade e da dignidade da pessoa humana. “O respeito ao próximo deve ser independente de questões como raça, cor da pele e etnia. Assim, contribuímos para a construção dos dez princípios de enfrentamento ao racismo nas relações de consumo, a fim de preservar o respeito entre todos, sejam funcionários, sejam consumidores, fortalecendo as ações de prevenção às práticas discriminatórias”, explica Alexsandra Ricci, assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade.

Adesão do comércio

O estabelecimento que aderir à iniciativa, de forma voluntária e gratuita, terá acesso a informações e apoio para combater o racismo ao lado de funcionários e fornecedores. Sendo assim, ficar por dentro do assunto vai impedir também que o empresário seja surpreendido em fiscalizações com o intuito de verificar a ocorrência de casos de discriminação racial nos estabelecimentos.

Protocolo ESG Racial para o Brasil

A FecomercioSP também apoia o Pacto pela Promoção da Equidade Racial, que visa implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil e, como representante do comércio de bens, serviços e turismo do Estado de São Paulo, se esforça em fomentar uma série de práticas nesse sentido à sua base de representação, composta por, aproximadamente 52 mil empresas, e aos mais de 130 sindicatos filiados.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)