Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

FecomercioSP lança ferramenta que estima vendas para empresas do varejo paulista

Plataforma Projeta está disponível para empreendimentos com pelo menos cinco anos de atuação

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP lança ferramenta que estima vendas para empresas do varejo paulista

Estimativas do Projeta permitem antecipar decisões de gerenciamento do negócio
(Arte/Tutu)

Estimar as vendas dos próximos meses é um recurso importante para a manutenção equilibrada dos negócios. Sabendo disso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) põe à disposição dos contadores que trabalham com empresários do varejo paulista a plataforma Projeta, uma ferramenta que permite ter prognósticos de faturamento para os próximos três meses da empresa, baseados em critérios técnicos.

O Projeta está disponível para  quem atende empresas varejistas do Estado de São Paulo com pelo menos cinco anos de atuação.

Veja também
Em boa fase de consumo, varejo do Estado de São Paulo fatura R$ 57,5 bilhões
Confiança do empresário paulistano sobe novamente em outubro
Confiança do consumidor sobe pelo terceiro mês consecutivo em outubro

A ferramenta funciona com base no banco de dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV), elaborada mensalmente pela Entidade há 48 anos. Após o contador informar o faturamento dos últimos 60 meses, período necessário para uma avaliação razoável sobre o empreendimento, a plataforma estima as vendas da empresa para os próximos três meses, para o ramo de atividade em que atua e para a região em que se localiza no Estado de São Paulo.

A PCCV conta com dados da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz/SP) sobre todas as empresas varejistas que atuam em território paulista. O estudo divide o varejo em nove atividades, e o Estado, em 16 regiões.

Para usar a ferramenta, o contador deve informar, além do histórico de faturamento, o ramo de atuação, a região em que a empresa realiza suas operações, o CNPJ e a razão social. Vale destacar que é somente necessário informar o faturamento dos últimos 60 meses ao utilizar a ferramenta pela primeira vez, bastando cadastrar os dados mais recentes para obter prognósticos subsequentes.

A FecomercioSP ressalta que instrumentos semelhantes ao Projeta são utilizados por grandes empresas a um custo elevado. Com base nas estimativas da plataforma, é possível antecipar decisões de gerenciamento do negócio, como capital de giro, nível de estoque, quadro de pessoal e endividamento.

O serviço é gratuito e pode ser utilizado no site do Programa Relaciona. A FecomercioSP salienta que todas as informações inseridas no sistema são mantidas em sigilo e somente utilizadas para os cálculos das estimativas.

Saiba mais sobre o Projeta no vídeo a seguir:

Fechar (X)