Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Editorial

FecomercioSP realiza evento sobre parlamentarismo no Brasil

Com presença de ministros do Supremo Tribunal Federal, seminário acontece no dia 19 de setembro

Ajustar texto A+A-

FecomercioSP realiza evento sobre parlamentarismo no Brasil

Evento terá início com Aula Magna do presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP e de honra da AIDE, Dr. Ives Gandra Martins
(Arte/TUTU)

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) realiza, no dia 19 de setembro, o evento “Parlamentarismo no Brasil: utopia ou possibilidade?”.

O seminário é uma iniciativa do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP em parceria com a Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE) e tem o objetivo de fazer uma análise sobre os sistemas políticos presidencialista, modelo em vigor no Brasil, e parlamentarista, bem como apresentar os prós e contras de cada regime para a sociedade.

As inscrições para o evento, que estão encerradas no site, serão disponíveis apenas no local do evento mediante disponibilidade de vagas remanescentes.

Palestrantes
O seminário começa às 8h e deve se estender até as 17h. O evento terá início com a Aula Magna do presidente do Conselho Superior de Direito da FecomercioSP e de honra da AIDE, Dr. Ives Gandra Martins, sobre a democracia e o sistema representativo.

“Hoje, há um consenso nacional que as crises políticas brasileiras decorrem do esgotamento do modelo presidencialista. Na América Latina, a história do presidencialismo é de um permanente fracasso. No mundo inteiro, o parlamentarismo tem sido muito mais bem-sucedido”, afirma Gandra Martins. “Chegou o momento de meditarmos sobre qual será o melhor sistema para o País.”

Ministros e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), doutores em Direito e acadêmicos participam dos painéis, que tratam sobre a crise do presidencialismo no Brasil, o parlamentarismo como alternativa, sistemas semipresidenciais, partidos políticos e sistema eleitoral, entre outros assuntos.

Confira aqui a programação completa do evento.

Fechar (X)