Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Economia

Geração de emprego celetista cresce 52% no comércio paulista

Em maio, setor criou 15.801 vagas, ante as 10.365 registradas no mês anterior

Ajustar texto A+A-

Geração de emprego celetista cresce 52% no comércio paulista

Na cidade de São Paulo, o comércio gerou quase 5 mil empregos
(Arte: TUTU)

O saldo do emprego no comércio paulista cresceu 52%, em maio, na comparação com abril. No quinto mês do ano, foram criadas 15.801 vagas celetistas, com participação expressiva do varejo – responsável pela geração de 10.198 postos de trabalho. Na sequência, vieram atacado, com 3.916 empregos, e comércio e reparação de veículos (1.687). Os dados são da Pesquisa do Emprego (PESP), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
 
Dentre os 35 segmentos que formam o comércio varejista, os setores de vestuário e acessórios e supermercados foram os que mais geraram postos de trabalho no período (1.332 e 1.427 vagas, respectivamente). Estas atividades recuperaram parte das vagas perdidas no primeiro trimestre, em razão da dispensa de funcionários contratados para as datas especiais de fim de ano. O Dia das Mães (e a queda nas temperaturas, no caso de vestuário) contribuíram para os avanços observados nos segmentos. No ano, o comércio gerou 4.645 vagas.

13.7_2

No setor de serviços, a geração de empregos também acelerou, em maio, crescendo 44,3% em relação ao mês anterior. Foram criados 40.504 postos de trabalho em todo o Estado. Todos os segmentos apresentaram saldos positivos. Os destaques ficaram por conta do setor de alojamento e alimentação (8.343 vagas), puxado pelos serviços de bares e restaurantes (6.114) e as atividades administrativas e complementares (6.032), influenciadas principalmente pelos serviços para edifícios e pelas atividades paisagísticas (2.141).

Veja também
“Ponto a Ponto”: FecomercioSP lança boletim trimestral com orientações para a tomada de decisão empresarial
Em abril, emprego no comércio paulista avança e registra o melhor desempenho desde novembro
Satisfação dos empresários da capital paulista com a adequação dos estoques apresenta queda em junho
 
Além destes, os serviços de transportes armazenagem e correio (6.005), com destaque para o rodoviário de carga (4.366 vagas), também registraram geração expressiva de empregos. Em relação a maio de 2021, as vagas de trabalho no setor de serviços cresceram 18,1%. De janeiro a maio, foram 191 mil vagas celetistas criadas no Estado.

13.07_1

Emprego na capital paulista

Na cidade de São Paulo, o comércio gerou quase 5 mil empregos, dos quais o varejo foi responsável por 3.196 postos, puxado pelo segmento de vestuário e acessórios (447 vagas). No ano, foram 4.048 vínculos empregatícios, influenciado pelo atacado, com 4.726 empregos. Ao todo, o comércio paulistano abriu um total de quase 849 mil postos de trabalho. 
 
O setor de serviços da capital foi responsável pela geração de 15.384 vagas, no quinto mês do ano. Dentre os segmentos, o melhor resultado foi observado no grupo de alojamento e alimentação (3.836), puxado pelos restaurantes e bares (3.119). O segundo maior saldo ficou por conta do grupo de serviços profissionais, técnicos e científicos (2.905), com influência principalmente dos serviços de publicidade (1.381). No ano, foram gerados 66.731 postos de trabalho, dos quais 16.046 foram registrados na divisão educacional.

Já conhece o Fecomercio Lab, o nosso canal para associados? Nele, você encontra produtos e serviços exclusivos, além de orientações para o seu negócio, por cerca de R$ 1,64/dia. Saiba mais.

Inscreva-se para receber a newsletter e conteúdos relacionados

* Veja como nós tratamos os seus dados pessoais em nosso Aviso Externo de Privacidade.
Fechar (X)