Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Governo de SP restringe circulação noturna no Estado; FecomercioSP pede intensificação na fiscalização

Medida é para impedir aglomerações; grande parte do Estado segue na fase amarela

Ajustar texto A+A-

Governo de SP restringe circulação noturna no Estado; FecomercioSP pede intensificação na fiscalização

Durante o período serão preservadas apenas as atividades consideradas essenciais e a oferta de transporte público
(Arte: TUTU)

Os setores de comércio e serviços sediados no Estado de São Paulo terão de seguir regras mais rígidas no controle da contaminação de covid-19 a partir de sexta-feira (26), quando a maioria dos estabelecimentos deverão ficar fechados das 23h às 5h, até 14 de março. Tal medida, segundo o governador, é para conter a circulação de pessoas para reduzir os níveis de contaminação, ação que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) entende como forma de impedir aglomerações que são realizadas especialmente no período da madrugada.

Durante o período do chamado “toque de restrição” serão preservadas apenas as atividades consideradas essenciais, como também a oferta de transporte público. Porém, considerando que os municípios encontram-se legitimados a adotar medidas mais restritivas para o combate da pandemia, destaca-se a importância de se observar de modo conjunto a legislação local. 

A Entidade reforça a necessidade das empresas seguirem os protocolos de saúde e higiene e pede que o Governo intensifique a fiscalização de ilegalidades, que atraem grande quantidade de pessoas em eventos e festas clandestinas, as quais responsáveis pela grande disseminação da doença.

Saiba mais sobre o posicionamento da Federação na pandemia
FecomercioSP reforça pleitos a fim de manter incentivos fiscais de ICMS às empresas de São Paulo
FecomercioSP pede prorrogação da suspensão de taxas para abertura de empresas no Estado 
FecomercioSP consegue veto de projeto de lei que exigia cabine de desinfecção no comércio

Fases

Medida parecida com a adotada de maior restrição à circulação de pessoas já havia sido adotada no Estado em janeiro, quando todas as cidades entraram para a fase vermelha entre 20h e 6h.

Além dessa alteração anunciada nesta quarta-feira (24), não houve alteração na classificação das regiões no Plano São Paulo. Sendo assim, Sorocaba, Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Grande SP (incluindo a capital) e Registro estão na fase amarela e os estabelecimentos localizados nestas áreas autorizados a funcionar até as 22h e bares até 20h.

Já na fase laranja permanecem as regiões de Franca, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista e Taubaté. Nessas áreas fica proibida a abertura de bares e outros serviços funcionam com restrições de horários e de capacidade.

Estão na fase vermelha as regiões de Araraquara, Barretos, Bauru e Presidente Prudente, onde só podem operam serviços essenciais como farmácias, padarias e pet shops.

Uma nova reclassificação do Plano São Paulo deverá ser divulgada nesta sexta-feira (26).

Mudanças no Plano São Paulo

As fases laranja e amarela ficaram mais flexíveis a partir de 11 de janeiro em uma atualização do programa. As mudanças atenderam aos pedidos feitos pela FecomercioSP, como a ampliação do horário de funcionamento dos estabelecimentos e de atividades permitidas. Já a fase vermelha não sofreu alterações por se tratar da mais rígida do programa.

Em prol das empresas

Em 3 de fevereiro, um pacote econômico de auxílio de R$ 125 milhões para o comércio foi anunciado. A ação atende a pedidos feitos anteriormente pela Federação, que desde o início da crise causada pela pandemia tem levado as demandas das empresas ao Poder Público.

Até o momento, foram mais de 100 pleitos endereçados às esferas municipal, estadual e federal, sendo 30 vitórias relacionadas à concessão de crédito, além de questões tributárias e trabalhistas.

Clique aqui e acompanhe a nossa atuação em defesa da atividade empresarial.

 
Fechar (X)