Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Podcasts

Impacto de benefício social na economia brasileira gera reação no mercado

Podcast ainda explica motivos da desaceleração chinesa

Ajustar texto A+A-

Impacto de benefício social na economia brasileira gera reação no mercado

Especialistas ainda destacam as expectativas para o período do Natal
(Arte: TUTU)

O anúncio do impacto do Auxílio Brasil de R$ 400, na economia brasileira, gerou forte reação por parte do mercado, pois será necessário furar o teto de gastos para conceder o benefício. Além do tema, o podcast do Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP), publicado nesta quarta-feira (27), fala ainda sobre a piora dos indicadores econômicos, com cenário fiscal instável, levando a cortes nas projeções do Produto Interno Bruto (PIB).

Na gravação, Antonio Lanzana, copresidente do conselho, comenta sobre a inflação, a elevação da taxa de juros e a piora dos dados do comércio e da indústria. Lanzana ainda destaca as expectativas para o período do Natal, com previsão de 1 milhão de contratados a mais em 2021.

Ouça mais sobre o cenário econômico brasileiro
Puxado pela vacinação, setor de serviços cresce e lidera geração de empregos
Vendas no varejo despencam, enquanto inflação de 10,25% “queima” o bolso do consumidor
A melhora do emprego já impacta as vendas no comércio?

Paulo Delgado, também copresidente do CEEP, analisa as críticas feitas ao governo federal, acusado de utilizar o benefício social Auxílio Brasil como estratégia eleitoreira e, ainda, avalia o relatório final da CPI da Covid-19.

No terceiro bloco, André Sacconato, economista e integrante do conselho, explica o que está por trás da desaceleração da economia chinesa, que apresentou um PIB menor do que esperado neste terceiro trimestre. Ele fala também sobre a ofensiva da China à Taiwan e o cenário econômico nos Estados Unidos, que enfrentam alta nos preços e escassez de produtos em decorrência dos problemas nas cadeias de abastecimento globais, além das dificuldades para preencher algumas vagas no mercado de trabalho.

Ouça o podcast.

O programa também está disponível no Spotify e no Apple Podcasts.

Conheça o Conselho de Economia Empresarial e Política (CEEP).

 
Fechar (X)