Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Para acessar todo o conteúdo dessa página (imagens, infográficos, tabelas), por favor, sugerimos que desabilite o recurso.

Negócios

Indicadores econômicos são fundamentais na gestão empresarial

Variáveis determinantes de consumo ajudam no planejamento estratégico da empresa

Ajustar texto A+A-

Indicadores econômicos são fundamentais na gestão empresarial

FecomercioSP orienta que empresário faça uma análise transversal das variáveis
(Arte: TUTU)

Os indicadores econômicos, como o índice de inflação, a taxa de juros, a taxa de câmbio e o índice de confiança do consumidor, são fundamentais para que as empresas tenham um planejamento estratégico que ajude a conduzir as suas atividades no dia a dia.

Apesar de estar um pouco distante da realidade do empresário, eles devem fazer parte de uma análise transversal. De acordo com a assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o varejista tem de analisar as variáveis com base no que pode impactar o seu negócio a curto e longo prazos para fazer os devidos ajustes no planejamento.

Veja também 
Índices econômicos mostram o impacto da alta dos preços no consumo das famílias
Incerteza eleitoral e déficit fiscal pressionam a desvalorização do real em 2018
Empresas mais cautelosas contraem menos crédito apesar da queda dos juros

A FecomercioSP disponibiliza diversas informações voltadas ao comércio varejista, entre elas, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mostra como o cliente analisa os ambientes econômico e político do País. Segundo a assessoria econômica da Entidade, atualmente, as famílias estão mais descrentes com o cenário atual do Brasil, o que indica que o empresário deve ficar alerta.

Neste momento, a Federação orienta que o empresário acompanhe os indicadores econômicos para formar o seu estoque e determinar os preços e o melhor momento para liquidações, bem como tomar decisões sobre investimentos, contratação e até mesmo para diversificar o estoque.

Confira mais detalhes sobre a importância dos indicadores econômicos:

Fechar (X)